26 abril, 2007

PENICHE


Assisti, ontem, a parte do programa da SIC, com Saldanha Sanches, ex PC e ex MRPP, num regresso comentado na primeira pessoa, à prisão de Peniche.
Confirmou o rigor e a disciplina, que os militantes do PC conseguiam imprimir na sua permanência nas cadeias do antigo regime.
Achei interessante a análise que fez a certos pormenores que fazem a diferença numa cela: Uma mesa e uma simples cadeira!
Dar a possibilidade a um preso político de ler e escrever, mesmo que, de forma controlada e vigiada, é uma fuga constante para a liberdade em relação ao preso, e é o tal elemento que denuncia a fraqueza de um regime político ditatorial, confirmando que o insustentável da situação.
Considero que este foi o ponto alto da reportagem.
Que pena nas escolas raramente se falar disto, exactamente no espaço onde abundam as mesas e as cadeiras!

3 comentários:

Anónimo disse...

As celas são horripilantes.
Uma mesa e uma cadeira só. Só quem viveu na pele essa experiência, pode sentir o "fardo" e o "peso" que essa falta de dignidade para com as pessoas acarreta. Os meninos das escolas têm uma comodidade e uma regalia que, por vezes, não aproveitam condignamente.
É o preço da vida. O horrível, em contraste com o bem-estar e a comodidade.
Deviam denunciar esta realidade bem alto.
Só me apetece dizer uma coisa: isto não faz parte dos DIREITOS HUMANOS!
Beijos.
pena

Anónimo disse...

Não se fala disto e os nossos governantes acham que faz cada vez menos sentido comemorar o 25 de Abril.O que quererão dizer?
J.A.

João Carlos Carranca disse...

Sempre atenta