10 abril, 2007

Barcelona sempre!

Tudo correu bem.
Estarás a perguntar porque me mandei para Barcelona por uns dias… talvez me imaginásses lá por Salou ou no estádio Camp Nou.
Nada disso.
As minhas viagens são uma autêntica SECA, para a maioria das pessoas!!!
São muito deficitárias em diversão, planeadas antecipadamente por mim, são quase totalmente dirigidas para a vertente cultural/arquitectónica, sobrando ao fim do dia, pouco tempo e pouca disposição para ir a bares, futebol e discotecas. Algumas pessoas dizem-me que as minhas visitas pelas cidades, parecem raids. O que quererão dizer com isto?
Só sei que às seis da tarde, os pés pesam toneladas, o cérebro encontra-se congestionado de tanta informação, e a goela intoxicada de água! Nessa parte do dia só se pensa numa boa refeição e repousar o esqueleto.
Faço centenas de fotografias, faço registos escritos ao fim do dia, traço percursos, estabeleço prioridades, ando com plantas penduradas ao pescoço, não me detenho em situações secundárias, não há almoço para ninguém, acorda-se cedo e deita-se cedo, … enfim uma Seca como te disse.
Não são viagens para apreciar paisagens naturais, nem para fazer piqueniques.. não são passeios de miradouros. Nunca são viagens de lazer, de repouso ou relaxantes. São viagens urbanas, de grande stress, impróprias para fumadores, utilizadores do sofá da sala e de banhos demorados. É a tal sede de infinito que vou tentando saciar de vez em quando, desta vez, regressando mais uma vez a Barcelona.
Acredita que até selecciono quem vai comigo, para não haver problemas, pois posso-me tornar uma pessoa de feitio difícil. Digo-te já, nunca te seleccionaria. Ao fim do primeiro dia entrarias em crise profunda, com os teus pulmões a estourar de cansaço! Verdade!
Porque Barcelona? Porque é uma cidade onde tudo acontece ao nível cultural, além de ter orientações do Colégio de Arquitectos da Catalunha, que é uma ajuda preciosa para quem quer estar por dentro de la movida arquitectónica. Eu amo essa cidade! Gosto daquela gente, que no seu discurso referem “ el país, el reino”, mas raramente articulam a palavra “Espanha”; são especialmente simpáticos para com os portugueses, sentindo uma pontinha de inveja pela nossa independência… (mal eles sabem como é!!!!)
Imagina que, na 2ª feira, dia em que a maioria dos museus estão fechados, para não desperdiçar meio dia, dirigi-me a um posto de turismo, para me certificar se o Centro de Arte Contemporânea estaria aberto. Passaram-me para as mãos três folhas A4, onde estavam listados os museus que estavam abertos na 2ª feira. Pediram-me desculpas por a cidade de Barcelona só ter 23 museus abertos nesse dia da semana. Está tudo dito!
Tive azar, choveu. As fotos não ficaram brilhantes, servem apenas de registo duma permanência inquieta. Prometo que abrirei um álbum no arkimagem.
(Pena, a converseta estendeu-se e acho que vou publicar no estir@dor, directamente, amanhã)

5 comentários:

Anónimo disse...

Olha, Anabela:
Tu és uma pessoa com imenso valor.
No entanto, tenho a certeza que o teu terno Hugo adorararia ver o Benfica na cidade que amas. Ou não gosta de futebol. Quando era da idade dele sonhava, vivia no sonho, de ver um dia o Manchester United, no seu estádio, em Londres.
Quero dizer-te que sou um bocadinho como tu quando estou em férias. Há Psicólogos que recomendam, perante o stress das férias, uma férias para as férias. (Penso que já te falei nisto!).
Sabes a tua descrição é empolgante, mas eu senti-la-ia da mesma forma. A Arte, a verdadeira Arte, a acontecer é em Barcelona. Adorava visitá-la. Roma, seria a segunda cidade dos meus encantos.
Compreendo a tua forma de sentir, de viver, de amar a Arte como uma deslumbrante forma de estar neste Mundo.
Como referi no início, tens um valor incálculavel, indescritível, como profissional e como pessoa.
Mas, que mal faria levares o Hugo a ver o Espanhol - Benfica? era uma experiência inesquecível para ti e para ele, creio, sinceramente?
Fico, ansiosamente, há espera de ver as fotografias e por a conversa em dia. o restante ficou por dizer, ou não?
Outra coisa: Nunca pensei escrever um livro, muito menos com a Cristina nossa colega ao lado a apurar os seus poucos sentidos e pouca lucidez a ouvir. Tem cuidado, por favor. Era um segredo dos dois. Não me faças mal, suplico-te, está bem?
Com muita consideração e muita estima.
Beijos respeitosos.
pena.

Anabela Quelhas disse...

Pena: Levei-o a ver o estádio, a ver a saida dos jogadores do Barça, só que na noite anterior houve distúrbios com os adeptos tugas.
Depois há uma pequena incompatibilidade entre o vermelho e o azul, carago!
bj

Pena disse...

Oh, Anabela:
Gostava de te ver, metida bem no meio dos Holligans Ingleses, em pleno estádio do Manchester United?
Aquilo é só fumo! Não podem com um encontrão.
És uma mulher valente ou não, carago?
Farias o orgulho do Hugo às lostras a esses pindéricos energúmenos.
De cores não sei, carago.
Mas, sempre tive ideia de ti, de uma valentona, porra!
Imperdoável!
Sempre a admirar-te e a estimar-te.
Beijos e dá também ao Hugo porque de certeza podia com eles todos juntos e mais que viessem, apesar da mãe não precisar!
Não te perdo-o. Ai, não?
pena

Anónimo disse...

Espero que nos contes mais sobre Barcelona.
Inês

Anónimo disse...

Pois... mas...

Paris sempre...
Estocolmo sempre...
Praga sempre...

e, claro... carago...

BARCELONA também... ora...

LOLOLOLOLOLOL

Jo