27 maio, 2007

MAGDALENA JETELOVÁ

ICELAND PROJECT


Vemos os meridianos e os paralelos nos mapas, e habituamos-nos a essas linhas imaginárias que se tornaram cada mais vez mais importantes na arrumação do mapa mundo, e olhamos para elas, considerando-as quase reais.... e se fossem?
Pois bem Magdalena Jetelová (ainda não percebi, se é homem ou mulher, sei que nasceu na Checoslováquia, faz esculturas, fazendo a junção dos materiais tradicionais com os meios electrónicos através de projecções de luz) fez algo parecido: resolveu dividir fisicamente o continente europeu do continente americano, como se fosse um meridiano... linha fácil de traçar!
Escolheu a Islândia para a sua localização.



Realizou um estudo detalhado da geografia da ilha, para poder conceber uma visualização rigorosa da fronteira intercontinental que separa a Europa da América.

Em 1992, finalmente redesenhou essa linha divisória usando um feixe laser. Os fotógrafos registaram a acção, através da tal linha de luz que divide visualmente as rochas, ora em zonas elevadas, ora em depressões, ora dissolvendo-se nos vapores dos geiseres.


Este acto de dividir a Islândia acabou por revitalizar a ilha e evidenciar a sua beleza. Hoje não sobrevivem uma sem a outra. A linha luminosa converteu-se numa parte da ilha, e esta, sem a tal linha não seria a mesma, a fascinação reside exactamente na interelação construída a partir das duas -uma linha com 350Km.

(...ainda dizem que os arquitectos são marados!!!!!)


3 comentários:

Pena disse...

Anabela:
Os meridianos e os paralelos estudei em geografia no Liceu.
Agora o resto?
Olha, com simpatia, não percebi nada.
Não leves a mal, mas tenho a plena sensação que não dá mesmo para entender.
Um feixe laser de luz dividindo não sei o quê?
Embelezar a Islândia com quê?
Uma linha com 350 Km?
Olha, vou desistir.
Os Arquitectos não são marados. São completamente "chanfrados da mioleira". Isto não é para mim.
Fala-me de coisas simples porque tenho limites.
Beijos
pena

TCA disse...

olá ana. passei-te um "meme"

Anónimo disse...

Olha, mais uma para eu registar! Se fosse uma linha vermelha, tinha mais a ver contigo, apesar de seres azul. Já agora parabéns! EHHHH Murcoada!
J. A.