29 janeiro, 2007

Muamba de galinha à Catála Cassála


A pedido de várias famílias aqui vai a receita de muamba de galinha – receita vinda da fazenda de Catála Cassála, margem esquerda do rio Kuanza.

1 galinha
1 cebola
1/2 lata de muamba
2 courgetes
2 beringelas
15 kiabos
Sal
Gindungo
Óleo de palma
Farinha de fubá

Cortar a galinha aos pedaços, e fritar ligeiramente em óleo de palma, temperando com sal.
Num outro tacho, colocar as beringelas e courgetes sem casca, água e sal, e deixar levantar fervura. Guardar a água da fervura.
Retirar o talo duro dos kiabos, cortá-los longidutinalmente, e colocar a ferver em água e sal, num outro tacho. Guardar a água da fervura.
Retomar a galinha e juntar cebola picada, deixar alourar, juntar os legumes cozidos, a massa para muamba, juntar também aos poucos a água da fervura dos kiabos, esta água tem a propriedade de se converter em "gel". Deixar cozinhar lentamente, temperar com gindungo, e acrescentar água da fervura dos restantes legumes, caso seja necessário.

Acompanhamento:
Num tacho, ferver água com sal, juntar aos poucos a fubá, reduzir ao calor, mexer energicamente com um pau (quem preferir, com uma varinha mágica resistente), até a farinha incorporar uma bola de cor mais escura que se vai separando do fundo do tacho.

5 comentários:

Pena disse...

Que Fome.......................!
Falas-me só agora nisto.
Registei: Muamba de galinha de Catála Cassála! A última vez que cozinhei queimou-se a comida e escaldei um dedo. Vou tentar que não volte a acontecer.
Muamba de galinha! Vou tentar seguir atentamente as instruções.
Se der para o torto, a culpa é tua. Completamente.
Não punhas isto aqui para aguçar o apetite, ainda por cima num blog, ou punhas a legenda: Perigo de se escaldarem ou, então, punhas: seguir cuidadosamente e com precaução as instruções. Pode representar um perigo aos incautos e falsos cozinheiros desadaptados a estas andanças culinárias!
Se falhar, encaminho o trabalho ao Inspector de Ensino que deve saber disto e não aborrecerá mais ninguém! Concordas?
Até logo.
Sempre a considerar-te.

Anabela Quelhas disse...

Pô, tenho que explicar tudo!!!!
Primeiro, aqui não há seguros para ninguém!!!! cada um age por conta e risco.
Segundo, kiabos, são legumes? verdes estriados, que há à venda nos grandes hipermercados. Se escreve quiabos! Prontos!
Terceiro, este gindungo, não é a malagueta directa para a panela!!! Ohhhh tem-se já preparado, umas semanas antes,num pequeno fraco, azeite e muita malagueta pequena, e serve para temperar a comida, para quem gosta de picante.
Quarto,a muamba é déndém!!! mas meus amigos não é necessario subir à palmeira... nos hipermercados, já existe uma paparoca enlatada.
Quinto, oleo de dendém, tambem existe enlatado.
Sexto, fubá, existe em sacos de um kilo, eu compro marca ramazotti.
Sétimo, o pau se arranja, cortanto uma colher de pau com o cabo grosso.
Oitavo, a varinha mágica compra-se numa loja de electrodomésticos.

Penso que todos saberão o que é cebola, courgete, beringela, água, sal, tacho,galinha,... se não souberem eu explico. Estou por tudo!

João Carlos Carranca disse...

onde é que é mesmo o jantar?????
daqui a dias eu mostro o original lolol

Pena disse...

Oh, semrima precisas de explicar tudo porque sou de compreensão lenta, percebes? Sou assim...
Fartei-me de rir com a tua explicação e, penso que, o Inspector de Ensino levaria a coisa a sério, mas sorrindo, só sorrindo, para dentro. É um chefe, como o nosso, o do Departamento, conheces? Os Chefes não se riem, entendes-me! Já há muito tempo que não me ria assim...
Que bela atenção a tua, porque é um facto: PRECISAS DE EXPLICAR TUDO PORQUE ENTÂO AINDA FAZIA EXPLODIR TUDO NA COZINHA. Já viste o perigo em que estávamos: EU e o espectacular, desculpe, JOTACÊ CARRANCA que gostava de conhecer. Nós temos muitas dúvidas. Explica. É melhor...
Estou-me a rir ainda. Desculpa e ao teu amigo também. Não consigo parar de rir e ainda estou a escrever...
Boa. Que fartote de riso.

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]