09 março, 2008

As minhas manifs





Já participei em algumas manifs ao longo da vida. Não em tantas como devia. A interioridade, dá razões apaziguadoras ao meu subconsciente, e que justificam a minha estática, sentada no meu estirador. Comodamente, opto mais facilmente pela greve, do que em deslocar-me até à capital do reino.

Das manifs em que já participei, esta é 3ª digna de registo.

Em Maio de 1975, eu ouvia os adultos dizer, que a manif do PRIMEIRO 1º de Maio de 74, após a revolução dos cravos, tinha sido marcante e irrepetível. Essa é que tinha sido boa!
No meu percurso estudantil, no tempo em que MEC era a sigla de Ministério da Educação e Cultura e não de Miguel Esteves Cardoso, lembro-me duma manif de estudantes, que inundou a praça da Batalha do Porto, contra Sottomaior Cardia, Ministro da Educação, que nunca conseguiu conciliar a sua vivência de contestatário do sistema fascista, com a escola democrática que dava os primeiros passos, e que sofreu os primeiros golpes com este senhor.
Nessa altura, eu era jovem, e uma manif que parásse o trânsito, irritásse os policias e envolvesse uma série de RGAs, já estava bom! Esta manif contra Cardia, teve como saldo, um colega de arquitectura preso, ainda por cima menor, que experimentou na pele a dinâmica de alguns “extra longos”.

A 2ª manif digna de registo, passou-se na década de oitenta.
Já não consigo precisar o ano, talvez 1982.
Estava no poder, o sr. Pinto Balsemão e o seu ministro das polícias (administração interna talvez), era o inesquecível e actual dito democrata, Ângelo Correia.
As pessoas têm a memória curta e o tempo é o melhor bálsamo branqueador que existe.
A direita instalada no poder começava a sentir a força dos trabalhadores, e utilizou uma das forças sindicais, para criar clivagens entre a onda contestatária que se desenvolvia e ampliava em poucos meses.
A Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade da baixa da cidade do Porto, tradicionalmente utilizada pelos trabalhadores para festejar o 1º Maio, converteu-se ridiculamente,no motivo de conflito entre as duas centrais sindicais, prodigiosamente trabalhado nos bastidores pelo poder.
O poder tentava desesperadamente travar o direito de reunião e contestação de todos. No último dia de Abril de 1982, Ângelo Correia montou na baixa do Porto um aparato policial, armado de metralhadoras e com ordem para disparar, perante o olhar estupefacto dos portuenses.
Os tripeiros não queriam acreditar que a policia de choque do 24 de Abril tinha voltado às ruas.
Pois voltou!
Voltou com o nome de policia de intervenção.
As carrinhas chegavam, e iam estacionando em pontos estratégicos e pouco iluminados: atrás da Câmara Municipal, na rua da Fábrica, S. Bento, Rua 31 de Janeiro,…Rua das Flores, etc, etc. Os reforços ficaram nos Leões e praça da Batalha.
Por volta da meia noite, a policia recebeu ordem para atirar sobre as pessoas que se encontravam pacificamente a festejar o dia do trabalhar, no local autorizado meio ano antes pelo sr. Governador Civil da cidade Invicta.
Atiraram para matar.
Não atiraram para o ar, não atiraram para as pernas, nem com balas de borracha. Atiraram para matar, com balas verdadeiras e à altura do coração.
Dois jovens foram baleados e mortos, junto à esquina da rua Mouzinho da Silveira e subida para a Sé.
A violência policial estendeu-se pela noite fora, cobrindo a cidade do Porto de sangue e de luto, com dezenas de feridos no hospital.
No dia seguinte, as pessoas desceram em massa à rua de várias cidades, para se manifestar contra a violência brutal exercida pela polícia e o poder, sobre pessoas desarmadas que festejavam pacificamente. Não sei se foi em massa, pois o medo perturba a vontade das pessoas.
Esperei pela manif na rua Passos Manuel, em frente ao Coliseu.
Os manifestantes cobertos de luto desceram lentamente esta rua da cidade do Porto. Na linha da frente segurando uma faixa, vinham as figuras histórias da nossa cultura e da luta anti-fascista. Recordo-me destas, Salgado Zenha, Álvaro Cunhal, Vasco Gonçalves, Virginia Moura, dirigente da intersindical (não me recorda o nome), Octávio Pato, Arnaldo de Matos, e mais umas quantas….que se calhar já ninguém se lembra delas. Curiosamente, quase ninguém do PS! Eu não invento! não estavam lá e pronto!



As pessoas envergavam o luto na roupa, nas bandeiras negras, no olhar e no coração.
Momento único e inesquecível.
Foi uma manif de horas, transversal a toda a sociedade.
O Porto ficou sentido e de luto por muitos anos, e eu, atenta às esquinas da vida, consciente que em qualquer momento podemos estar no sítio errado à hora errada, apesar dos nossos direitos de cidadãos.


Ontem em Lisboa, foi a 3ª manif que mais me impressionou.
Entendi que a melhor forma de chegar a Lisboa, seria integrar-me na estrutura do meu sindicato, para que as coisas corressem de forma organizada e serena.
Saí da zona norte por volta das 8 horas da manhã num autocarro.
Sei que da parte da manha, já tudo se encontrava preparado para dar entrada às centenas de autocarros. Existiu uma ordem para a entrada de tanto professor.
Os autocarros que se aproximavam do norte seriam os últimos a entrar em Lisboa.
As áreas de serviço foram servindo para espaço de espera. Logicamente, a maioria só tomava café e utilizava as instalações sanitárias.
Nem foi necessário avisar que cada um teria de levar o seu próprio lanche para passar o dia.
Os autocarros eram às dezenas em todas as áreas de serviço. Achei interessante como de uma forma natural e despreconceituosa, e com muita camaradagem, os profs homens e mulheres partilharam todas as infraestuturas sanitárias, evitando horas em filas para aceder às instalações femininas.
Ao longo da viagem, todos recebíamos constantes sms de colegas que se viram impossibilitados de nos acompanhar, uns porque estavam doentes ou os filhos, outros, os casais de dois profs, para ir um, teve que ficar o outro com os filhos, outros para não serem demasiado pesados para a família, já tão sacrificada ao longo do ano, assegurando o apoio de filhos de profs que tem a vida de saltimbancos.
Sms que nos desejavam boa viagem e força para não desistirmos nunca.
Estávamos todos ansiosos para chegar.
Os sindicatos não previram que o número de profs cresceria a olhos vistos, após a entrevista com a Ministra na RTP1!
Mas tudo se cumpriu organizadamente para chegarmos no momento certo.
Eram perto das 3 da tarde quando chegamos a Rua António de Aguiar. Seríamos a cauda da manifestação, o que nem por isso foi menos aguerrida e animada. As opiniões registadas nos canais de televisão eram constantemente comunicadas via telemóvel também pelas famílias.
Dos 50 mil esperados, rapidamente se transformaram em 60, 70, 80 e a passar dos 100.000.
O que eu vi?
Vi quase exclusivamente profs, de todas as idades, pessoas informadas, de todos os quadrantes politicos, pacificas e ordeiras, que sabem interpretar muito bem a politica do Ministério da Educação, ao contrário da mensagem que a Ministra tenta passar, que fomos 100.000 ignorantes a passear por Lisboa.
Ainda sobre os números, a policia contou 100.000, as televisões espanholas divulgaram 120.000, considerando a maior manifestação da escola na Península Ibérica. Mas nada disto é relevante para a sra Ministra.
Para quem viveu a manif da indignação por dentro, posso dizer que afinal a minha escola não estava exactamente na cauda. Portanto às 15h estávamos na rua Fontes Pereira de Melo, quando entramos na rotunda do Marques, olhei para trás e ainda havia muito manifestante a descer em massa a rua mencionada, a perder de vista, e já passavam das 18, 30h quando finalmente entramos no Terreiro do Paço.
Ou seja, foram mais de 3 horas e meia para descer até ao Tejo.
A manif era compacta, por diversas vezes foi filmada pelo helicóptero, ainda não vi via tv, mas se passaram, verificaram que tenho razão.
Quando o meio da manif chegou ao Éden, ainda nós estavamos a entrar na rotunda do Marquês.
Bem, foi uma manif grande, fomos mais que muitos, não há duvida que ninguém ficou insensível a isto. Não vale a pena dizer que as escolas estão muito felizes a trabalhar nesta avaliação, porque não estão.
Ao longo da manif acenaram-nos com cravos, bateram-nos palmas, recebemos apoio de algumas associações de pais que não se revêm na CONFAP e que entendem que pais, alunos e professores estão sempre unidos. Não se pode esquecer que 150 mil profs tem filhos que utilizam o ensino público.
A chegada aos Restauradores e o percurso da rua do Ouro, foram pontos altos, onde a voz dos profs cantavam em uníssono: Está na hora, está na hora, da Ministra ir embora!
Quando chegamos ao terreiro do Paço, já Mário Nogueira estava a terminar o seu discurso, e ainda a rua do Ouro estava completamente cheia.
Contei quilómetros de autocarros estacionados na 24 de Julho: filas duplas, triplas, quádruplas… nunca tinha visto tanto autocarro junto.
Cheguei a casa muito cansada às 3 horas da manhã.

Fico com a sensação que participei numa manifestação histórica!
Histórica em números, em organização e em civismo.
Talvez nunca mais se volte a repetir.

Felicito os professores por estarmos unidos; é daí que vem a nossa força. Mas a luta vai ser difícil.
A Ministra continua a rotular esta classe como ignorante e pouco trabalhadora. Este é um discurso que vende bem aos pais que acham que os profs são uns previlegiados, porque têm pausas lectivas, esquecendo-se que é necessário momentos de descompressão no ritmo lectivo, e que esse tempo é utilizado para realizar tarefas de avaliação e reorganização académica, não correspondendo a férias.
A maioria dos docentes são mulheres.
A exploração deste facto como fragilidade já está a ser considerado: Não duvidem!
O suposto imprevisto da polícia ir as escolas na semana passada, é uma tentativa intimidatória perante as mulheres professoras. As mulheres não gostam de andar com os policias atrás!
A ministra sabe bem, que as mulheres têm pouco tempo para andar nestas coisas de manifestações de rua, pois infelizmente além da profissão de docente tem as famílias para apoiar em casa: cozinhar, apoiar os filhos, organizar as rotinas domésticas.
A ministra pensa que se insistir levará a sua vontade para a frente.
A ministra sabe que nos casais de professores, as greves são protestos difíceis de aguentar no orçamento familiar.
A ministra sabe que a classe dos profs tem imenso orgulho em ter o seu registo biográfico irrepreensivelmente limpo.
A ministra sabe que pode puxar a corda cada vez mais, pois as mulheres têm uma capacidade de trabalho imensa, e conseguem abdicar de muitos princípios para não lesar as famílias, as delas e as dos alunos.
Mas lembrem-se que temos também uma grande capacidade de resistência, e a pressa é inimiga da perfeição.
Isto está para durar. É preciso resistir!

Ninguém quer saber se está do lado do SPN, se está do lado ANP,ou de outro…. A indignação não se mede politicamente. É importante estar unido e contem que esse facto será um dos pontos que o poder vai atacar certamente. Vai ser um “dejá vu”, e será importante que sejamos inteligentes e não cedermos à divisão.

Não é por acaso que lembrei as manifs do Porto!

Quando é que o poder consegue perceber que é necessário fazer uma reforma no ensino, séria e participada por todos, e que os profs estão dispostos a isso, independentemente das suas opções politicas? Não aproveitem não! Este momento é único!

«Vou continuar a trabalhar para encontrar as melhores soluções, tal como tenho feito e é o que vou continuar a fazer. Compreendo muito bem as razões da manifestação e tenho consciência que se está a pedir às escolas mais esforço e mais trabalho», referiu em declarações à «SIC» a Ministra da Educação.

- Trabalhe sim, sra Ministra! É para isso que lhe pagam e reveja como trabalho de casa a noção de diálogo, escola democrática, escolaridade obrigatória… e já agora se não for pedir muito, horário de trabalho, igual aos outros cidadãos, e local de trabalho adequado, já que tenho uma assoalhada aqui em casa, que é o prolongamento do Ministério de Educação, sobre o qual nunca me foi pago aluguer. Obrigada. (acrescento, com criatividade pf).
P. S. Não esqueça também de fazer tudo de forma organizada, pois nunca se viu implementar uma avaliação e só passado dois meses é que publica a filosofia do que pretende, tirada um pouco a ferros de duas senhoras da Universidade de Lisboa. Só por isto, um qualquer professorzeco levaria com um insatisfaz.


CONTINUAREMOS DE LUTO! Já que continuaremos professores!




Góticos? Não, de luto mesmo!.


Fotos: Portugal diário

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de saber sobre as suas manifs. É absolutamente necessario não branquear a memória. Não tenho idade para me lembrar de 1982 e desconhecia completamente o assunto. Obrigada por recordar para os leitores do estirador.
Mário

Pena disse...

Brilhante e Linda Amiga:
A tua descrição exaustiva, mas que prima pela luta contra a injustiça, é admirável!
Como sabes, a minha família não me dispensou, afazeres para com eles.
"Acompanhei-a" com ternura e sensibilidade, estando atento à sua evolução. Para a companhar teria de abdicar de uma série de "coisas" que me dizem muito.
Este comentário é uma excepção a que não pude calar.
Preciso algum tempo para mim. Só para mim!
Não fiquei indiferente. Sei somente isto. Como teu colega e amigo gasto, preocupado e desencantado, estive "lá" da forma que pude.
Acompanhei-a desde o alvorecer da madrugada até ao "crepúsculo" da sensatez, da lucidez, da indignação e da revolta de todos nós.
Admirando o teu brilhantismo, a tua postura na vida e a ternura como concebes e lutas por ideais de sobriedade e de justiça.
Estarei sempre ao teu lado e ao lado dos profs.
Do carinho que colocam no "sentir" dos alunos, da busca de compreensão dos seus valores e da forma digna e linda com que nos bridam como o seu encanto e força de ser.
És enorme, acreita?
Com uma amizade gigantesca.
Bj amigos de Parabéns.
Sempre a ler e escutar com muita atenção o teu olhar e a forma terna e condigna como tratas todos.

pena
És sensacional! Linda!
OBRIGADO por me teres como amigo.
Sabes, ando cansado e meio-o adoentado.
Como refiro no meu blog, peço descanso, repouso.
Necessito "descansar" as ideias!
OBRIGADO por seres assim. Sim! Como és, sem mais, tal e qual!
OBRIGADO!

Anónimo disse...

é muito vivida a minha tia!

Anabela Quelhas disse...

Docinho de côco: Tás a ver, é por isso que tenho cada vez mais rugas e as madeixas me crescem vermelhas! Bj para ti Ana, sobrinha querida.