18 março, 2008

AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARRASCO






Aeroporto Internacional de Carrasco, oficialmente conhecido como "Aeropuerto Internacional de Carrasco Geral Cesareo L. Berisso," está situado 11 milhas (18 km) a leste de baixa Montevidéu, a capital do Uruguai.

Com um milhão de passageiros por ano, é um dos dois únicos aeroportos no país que fornecem ligações internacionais durante todo o ano, e como resultado, exerce grande valor simbólico, como a "porta" para muitos visitantes.

A curva suave da cobertura monolítica ajuda a integrar o edifício no seu espaço envolvente, bem como proporciona um espaço coberto sobre o acesso de vias de um lado do edifício, e uma ampla vista para a pista no lado oposto.


O nível destinado às partidas é um grande volume, em consonância com uma longa tradição de grandes espaços de permanência. As vidraças em todos os lados e os apoios estruturais permitem que a cobertura flutue na parte superior do edifício. A grande quantidade de clarabóias possibilitam ampliar a iluminação natural.
Chegadas e partidas são separados verticalmente por motivos de segurança e circulação eficiente.



O átrio adjacente à rua, funciona como uma entrada visual e espacialmente aberta, abriga as duas fases de um passageiro, a chegada e a partida.

Um terraço público, com boa visão paisagista ocupa o segundo piso acima do nível das partidas, oferecendo vistas da pista e dos principais espaços públicos. Também dispõe de um restaurante e espaço adicional para outros usos comerciais ou culturais.

Depois de concluir o check-in e os procedimentos de segurança, os passageiros têm acesso ao duty-free shopping e restaurantes nas zonas de espera.

A chegada de passageiros passa por um nível mezanino, totalmente envidraçado com vista para o terminal e a pista, ajudando-o a orientar-se, antes de descer para a entrega da bagagem, alfândegas, imigração, e ainda as áreas de duty-free shopping.

Os espaços são acolhedores tanto para aqueles que não estão viajando, bem como para aqueles que estão.

Área total: 32.000 metros quadrados

Previsão de conclusão: 2009

Cliente: Puerta del Sur

Arquitecto: Rafael Viñoly Arquitetos

PC Lead Designer: Rafael Viñoly
Engenheiros estruturais: Thornton Tomasetti Group

Engenheiro Mecânico: Luis Lagomarsino & Ass.

Engenharia Elétrica: Ing. Ricardo Hofstadter

Esgotos: Estudio Jack Yaffe Berro

3 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Pelas fotos e pela tua descrição, parece ser um aeroporto moderno, funcional e muito bonito.
Não conheço...

Boa Páscoa, beijinhos.

Pena disse...

Talentosa Amiga:
Admirável Amplo. Deslumbrante!
Um magnífico, moderno e deslumbrante aeroporto.
Surpreende pela construção a pensar na importância para os utentes de todo o mundo.
Pena é, que haja tantos desencantados da vida que não se contemplam com um pouco do dinheiro gasto a pensar na modernidade e comodidade dos priveligiados do Planeta que habitamos.
No entanto, fica registado pelo teu enorme poder de escrita e de conhecimento arquitectónico que dás nos posts lindos que concebes com carinho e dedicação.
Beijinhos amigos de estima e respeito

pena

O desejo de uma Páscoa maravilhosa!

Anónimo disse...

Toda a estrutura foi feita na Companhia Brasileira de Aluminio (CBA) Votoran, inclusive eu ajudei anodizar cada peca do aeroporto, eu trabalho la...