25 março, 2008

WATERCUBE




O CUBO DE AGUA, ou WATERCUBE é a forma como os chineses conhecem o Centro Aquático Nacional de Pequim, que se inaugurou em Janeiro de 2008.
O edifício foi construído para as competições de natação e mergulho, dos próximos Jogos Olímpicos.

A estrutura do WATERCUBE baseia-se numa única e leve construção, derivada de uma estrutura de bolhas de água, que adquirem a forma de almofadas.
Por trás da aparência totalmente aleatória esconde uma rigorosa geometria que podem ser encontrados em sistemas naturais como cristais, células e estruturas moleculares - o mais eficiente subdivisão do espaço tridimensional com células de tamanho igual.
A transparência e a aparente aleatoriedade verifica-se tanto no interior como no exterior do edifício, adquirindo diferentes cores, conforme a incidência e o reflexo da luz. No exterior reflecte o céu e a camada exterior é ligeiramente tingida de azul, o branco prevalece no interior.

Ao contrário do pavilhão desportivo tradicional, de estruturas geralmente com gigantescas colunas, vigas e cabos, o espaço arquitectónico, a estrutura e a fachada do Watercube são um único e mesmo elemento.
90% da energia solar que incide sobre o edifício é aprisionada dentro da zona estrutural altamente eficiente e é usada para aquecer as piscinas e o espaço interior. As águas pluviais do telhado são reutilizadas, recicladas e filtradas para utilização.
O projecto reúne tecnologia, arte e materiais, para criar um visual marcante, energeticamente eficiente, e uma construção ecológica. Conceptualmente a praça caixa e os espaços interiores são esculpidos sob um aglomerado de espuma bolhas, conciliando natureza e cultura.
Construção


Arquitectos: PTW + CCDI + ARUP

4 comentários:

Jobove - Reus disse...

impresionante esta arquitectura
làstima que sea para una dictadura

salutacions

Nilson Barcelli disse...

Só é pena que obras de arte tão bonitas e funcionais como esta sejam feitas nuum clima ditatorial onde a liberdade não existe e os direitos humanos não são respeitados.

Parabéns pelo post e pela partilha da informação que ele contém.

Bom resto de semana, beijinhos.

Anabela Quelhas disse...

Os regimes politicos alteram-se e a arquitectura quase sempre permanece.

Pena disse...

"Chinesices" espectaculares e transparentes como água cristalina de talento e genialidade.
Oxalá, a pena de morte fosse assim, não achas?
Fenomenal.
Só concebido por ti num conjunto de imagens deslumbrantes e lindas.
Bj amigos de estima e muito respeito

pena

Desculpa o atraso do comentário, mas saí. OBRIGADO pela magia de encantar.

pena