05 fevereiro, 2008

Profs/ensino/números


















"Os PROFESSORES em Portugal não são assim tão maus..."Consulte a última versão (2006) do Education at a Glance, publicadopela OCDE.Aqui:http://www.oecd.org/dataoecd/44/35/37376068.pdf

Se for à página 58, verá desmontada a convicção generalizada de que os professores portugueses passam pouco tempo na escola e que no estrangeiro não é assim.É apresentado no estudo o tempo de permanência na escola, onde osprofessores portugueses estão em 14º lugar (em 28 países), com temposde permanência superiores aos japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis,gregos, italianos, finlandeses, austríacos, franceses, dinamarqueses, luxemburgueses,checos, islandeses e noruegueses!
No mesmo documento de 2006 poderá verificar, na página 56, que osprofessores portugueses estão em 21º lugar (em 31 países) quanto a salários!



Na página 32 poderá verificar que, quanto a investimento na educação
em relação ao PIB, estamos num modesto 19º lugar (em 31 países) e que estamos em 23º lugar (em 31 países) quanto ao investimento por aluno.

E isto, o M.E. não manda publicar...Não há problema. Já estamos habituados a fazer todos os serviços, por issotambém não nos custa promover a divulgação do relatório dando-o a conhecerao maior número de pessoas possível, para que se faça eco da verdade.

2 comentários:

Pena disse...

Simpática Amiga Anabela:
Os números falam por si só.
Somos educadores, pais, representantes de educação dos filhos, passamos uma eternidade na escola, choramos com as humilhações que por nós passam, sorrimos, ensinamos, educamos, recebemos um mísero salário...e NÃO BASTA?
Olha, gosto do que faço, mas a alegria vejo-a desaparecida em imensos rostos de Professores.
Porquê?
Talvez, pela credibilidade abusiva e destrutiva com que nos fazem conceber e entender um ensino "agrilhoado" a tudo o que fazemos, a tudo o que efectuamos com carinho e dedicação, com o sentimento do mais puro que há em nós. Com uma intenção clara e objectiva de ternura pelos merecedores alunos que são como os nossos filhos.
Completamente esclarecido pela tua brilhante pesquisa que desconhecia.
Bj amigos com estima e respeito

pena

Jobove - Reus disse...

en todos los sitios paso lo mismo, los profesores los mas perjudicados

saludos y obrigados