18 fevereiro, 2008

casaco


Estranhei o CC manifestar que seria de simplificar a avaliação dos profs.
Peguei na papelada toda e tentei dar resposta a esta primeira fase, que se refere à organização de todo o processo atendendo à legislação e às grelhas que o ministério da educação pretende aplicar.
Verifiquei que as terminologias aplicadas, do tipo checklists e portfólios, me cheiravam a americanisse pedagógica. Segui em frente, consciente que nos querem vestir um casaco às riscas vermelhas e brancas, e alguns espaços estrelados, mas não liguei.
Entre indicadores, parâmetros, grelhas de observação, e muita demagogia publicitada, constato que afinal as escolas, democraticamente têm de seguir as grelhas impostas, restando-lhes apenas fazer pequenos ajustamentos de grandeza, do género ridículo: o docente aplicou sempre…. O docente articulou pouco…, o docente quase sempre planificou… o docente ás vezes recorreu…
Tentei vestir o casaco! Apercebi-me da etiqueta made in Boston University, que passará a vigorar do Minho ao Algarve passando pelas escolas do Portugal profundíssimo, onde Bóston, ainda se confundirá com algo de odor repugnante.
Testei grelhas, testei checklists, testei perfis, testei articulações obrigatórias, testei planos individuais de trabalho, e o casaco de facto não nos serve. Não se adapta ao calor do verão do Alentejo e não se adapta ao frio gélido das escolas da Peneda Gerês. O casaco não serve. As listas desbotam com a tecnologia do quadro lousa da maioria das escolas, as estrelas não cintilam neste pequeno rectângulo à beira do mar plantado. E porque? Porque o casaco não aperta, porque não temos tempo para apertar o casaco, porque efectivamente o horário do prof está saturado a rebentar pelas costuras. O casaco talvez seja de boa qualidade, no melhor estilo demagógico, tem duas mangas, golas, frente e costas, só que os profs portugueses não o conseguem vestir.
Onde estão os gabinetes para trabalhar????? As mesas para nos sentarmos e redigirmos tantos documentos para construir diariamente o nosso portfólio? Onde estão os projectores multimédia, e os computadores para trabalhar na sala de aula?
Ora vejam como o casaco teima em não servir: Como iremos partilhar aquilo que não se consegue dividir???? Estaremos à espera de novos milagres de multiplicação, como Ele fez com o pão?.
Eu estou à espera de uma mesa de luz há nada menos que há 18 anos!
Teremos que organizar listas de espera, para conseguir chegar aos equipamentos necessários às aulas, e finalmente, se conseguirmos serão apenas para os dias das aulas assistidas?
O casaco não serve!
Insiste em ser um casaco megalómano nos procedimentos, teimando em medir objectivamente aquilo que não é mensurável. O casaco não serve e eu começo a fixar demasiada atenção no tal casaco que me obrigam a vestir, e a desviar a atenção daquilo, que de facto é importante, os alunos que me olham e que me acham estranha metido neste casaco às riscas, que afinal nem os alinhavos lhe tiraram. As estrelas, essas estão no céu a olhar para nós e a rir às gargalhadas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Nús. Nús!! Não há trapo que esta estilista (Milú)costure que se adapte à função...

Anónimo disse...

Curso de estilista tirado onde???? bem longe das escolas portuguesas reais, certamente.
Inês

Pena disse...

Talentosa Amiga Anabela:
Uma profundidade magnífica do sentir a Avaliação nas nossas desencantadas escolas e nos seus incaracterísticos agentes formativos e educativos.
Eu ando a ensinar há muito tempo, sabes? Sei que sabes. Partilho das tuas preocupações, pensamento, sentimento e atitude sensata, magnífica e brilhante.
O que penso?
Olha, em primeiro lugar não sei se penso. Tenho muitas dúvidas, sem casaco apropriado para ensinar perante a avalanche de acontecimentos de angústia que sinto pela realidade actual das nossa escolas.
Sabes, só vejo rostos tristes, apreensivos, gastos e cansados, em colegas que, outrora, visualizava com encanto, rir, satisfeitos pela profissão que abraçaram, imersos em felicidade por sonharam as crianças e os jovens com dignidade e adoração.
Que se passa, Amiga Anabela?
Sabes, apetece-me fugir. Apetece-me sorrir desta trapalhada toda incoerente e insensata.
Apetece-ma levar os alunos comigo e dar-lhes lições não das disciplinas, mas lições da vida, entendes?
Porque andamos todos assim?
Apetece-me, olha, sei lá do que me apetece...?????????????????????????????????????????
Estou triste com isto tudo, acredita?
Dediquei uma vida ao ensino de crianças adoráveis, de jovens sensatos e interessados, sei só isto.
Quanto ao resto?
Não sei nada, nem quero saber, entendes? E, não sei nada porque a minha entrega foi completa. Foi a entrega de uma vida. A minha vida. De mim próprio, acreditas?
Sei que me ouves, sei.
A tua descrição "americanizada", tens razão, não "veste" comigo, nem com ninguém.
Se não fosse a família e os amigos sinceros que adoro...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acredito em mim, em ti, em todos os Professores, sabes?
Sei que serão sempre fascinantes na dedicação, empenho, luta desigual e imposta,mas sinceros...!!!
Basta de "brincar"! As pessoas não merecem.
Bj amigos pelo tua beleza de pensamento e sentimento

pena