10 fevereiro, 2008

NOVECENTOS - o pianista do oceano


A partir de
“Novecentos”, de Alessandro Baricco
Pela
Peripécia Teatro
Criação e Adaptação
Ángel Fragua, Noelia Domínguez, Sérgio Agostinho e José Carlos Garcia
Interpretação
Ángel Fragua e Sérgio Agostinho, com Luís Filipe Santos (clarinete) e Tiago Abrantes (clarinete)
Direcção
Noelia Domínguez
<<“Novecentos” tem a espontaneidade dos contadores de histórias, à mistura com a ironia dos entertainers, o humor inocente dos clowns e a versatilidade dos transformistas. A história, com um divertido jogo de actores ao melhor estilo da Peripécia, é contada com a cumplicidade de dois clarinetistas, que interpretam ragtime e dixieland e têm ainda a seu cargo algumas personagens. “Novecentos” é um pianista excepcional que vive a bordo do Virginian – um paquete dos princípios do século XX. Foi encontrado naquele navio com apenas alguns dias de vida. Ali cresceu, adoptado e educado pela tripulação, sem nunca pisar terra, até ser descoberto a tocar com espantoso virtuosismo o piano do salão de baile. Nascia assim a lenda do pianista do Oceano, que em toda a sua vida nunca viria a descer do navio.>>
O encontro desconcertante com um espectáculo de grande qualidade nestas andanças que realizo de forma, mais ou menos marginal, e que a maior parte das vezes são agradáveis surpresas.
"Novecentos" uma interpretação dificil, criativa que só grande actores a conseguem fazer, pois requer uma grande versatilidade, um grande poder de memória e mímica estudada ao pormenor, só para bons profissionais.
Continuem!

1 comentário:

Pena disse...

Simpática Amiga Anabela:
Uma descrição exaustiva e magnífica sobre actores brilhantes e intensos na criatividade musical e artística.
Já não vou assistir a uma peça de teatro há séculos.
Aqui está uma bela oportunidade com que maravilhosamente me surpreendeste. OBRIGADO!
A tua actualidade sobre assuntos culturais é notável, rica e grandiosa.
Parabéns!
Em acréscimo a tudo o que narras com delícia e encanto, aparece o Sérgio Godinho por quem nutro imensa estima e até fascínio musical num excelente letrista dos dias de hoje.
Canta encantos!
OBRIGADO!
Bj amigos de imenso respeito e consideração

pena