07 fevereiro, 2008

GIOCONDA



Hoje, a agência lusa divulga que a Gioconda revela curvatura de 12mm.
Os cientistas franceses especialistas em mecânicas de sólidos andam às voltas com os exames radiológicos e ecográficos, e descobriram também uma grande ruga por baixo do olho esquerdo.
Grande admiração!
A mulher está cota que chega, não é fácil apresentar-se com bom aspecto e saudável no século XXI.

Ora deixem-me fazer as contas!... século XVI, a madame está com a provecta idade de 400 anos, mais coisa menos coisa.
Só não entendo um pormenor, para que servem os especialistas em mecânicas de sólidos. Isto não é uma questão de discopatia degenerativa resultantes do estilo de vida sedentário que a prima dona leva?
Todo o santo dia, ali plantada, na sala do Louvre, a receber visitas de toda a espécie, desde meninos bem comportados, até aos insuportávelmente mal criados, gajos chatos que se põe à frente dela e não despegam, outros que a ignoram…sei lá!
Motivos não lhe devem faltar para justificar a tal curvatura. Como se pode imaginar era deverá estar sentada numa má postura, depois o corpo acomoda-se, e surge a fadiga muscular de ter de apresentar permanentemente aquele sorriso patético, ou até a origem do problema estará em causas psicossomáticas associadas ao stress dos turistas japoneses, a fotografá-la a toda a hora. Tudo isso pode justificar perfeitamente a tal curvatura. Falta saber que orientação tem a tal curvatura. Mas com 400 anos nem o jiatsu lhe vale, nem milhares de agulhinhas espetadas ao longo dos meridianos!
Para mim aquilo deve ser uma coluna repleta de hérnias, e só tem uma solução, desmontar as peças da coluna, uma a uma, numerá-las, dar-lhes uma limpeza com jacto de areia e voltar a montar na mesma ordem. Chamem mazé os arqueólogos e os arquitectos, pois eles é que percebem disto!

Quanto à ruga… é a força da idade a funcionar. As tais drenagens linfáticas, que ainda não percebi o que são, mas tão divulgadas pelas doutoras esteticistas, não resolverão o problema?... e os peelings? E os botox e os cristais de algas e uvas, as glucosaminas???? Heimmm, não dá?
Pelo que me apercebo ela tem não só as tais rugas dinâmicas mas também as estáticas. As rugas provocadas pelo movimento facial (quando ela segue os visitantes com o olhar, dizem…) e as rugas estáticas, aquelas que são presentes mesmo sem movimento facial. E deitem estático nisso, 4 séculos de estática forçada! Apliquem-lhe a Toxina Botulínica, vulgarmente conhecida por botox, e vão ver a ela a remoçar!
Ou então se a prima dona esta sensível à dor e já não aguenta cortes e injecções recorram ao botox eléctrico GFX (rádiofrequencia para as linhas glabeláres).
Eu bem dou as ideias!

...não façam nada não, e verão que até no colo ela vai ter rugas. A força da gravidade é terrível, tudo vai para baixo. Vejam bem, o sorriso da Mona Lisa no século XVI não era nada assim! Não sabiam? Pois é, ela tinha um daqueles sorrisos de orelha a orelha, um sorriso escancarado que deixa todo o corta-palha e respectivas gengivas à mostra. Claro!!! A força da gravidade não perdoa, põe-se a actuar com os 9,78m/s2 e pronto, e por isso temos agora lhe ver o tal sorriso irritante. Mas não há mal que sempre dure, sosseguem!
Imaginem que foram feitos estudos, e a força da gravidade ainda vai converter a mona Lisa numa mulher séria ou seja sisuda, cara fechada. Eu já cá não estarei para ver, mas pelo menos tenho o conforto que aquele sorriso irá pró maneta.

3 comentários:

Pena disse...

Admirável. Brilhante. Imenso de talento com uma escrita soberba, imensa e profunda.
Excelente! Adorei.
Repara, Anabela, apesar da força poderosa das palavras que concebes num magistral texto ímpar de beleza, criatividade e surpreendentemente valioso, fica um espaço pequenino em que te quero dizer uma só coisa:
A MONA LISA será sempre a doce MONA LISA, está bem?
Os teus netos e os meus netos apreciarão a sua beleza futuramente e os coitados dos Japoneses continuarão a atirar os mesmos "flashes" de sempre.
Sensacional. E, eu que desconhecia este deslumbrante texto teu.
Olha, Anabela, parabéns sinceros e sérios. Magnífico!
Bj amigos que respeitam e estimam


pena

Anónimo disse...

Tu dizes que ela te persegue, mas eu acho que é exctamente ao contrário: tu é que persegues a ela!!!!
Coitada da Gio!
Archie

olá eu sou a ana!!!!!!! disse...

Sabia que escrevias muito bem, mas devo confessar que estou maravilhada com os textos que produziste.
Parabéns!!!
Continua...