19 junho, 2007

PEDAGOGIA EFICIENTE

Hoje que estamos na primeira semana de exames nacionais, depois de uma vigilãncia de 90minutos em pé e em silêncio, fora os antes e os depois,...continuarei a falar de escola e vou mostrar-vos como há acções que resultam muito melhor que dezenas de manuais de pedagogia. Aí vai:


Numa escola estava a ocorrer uma situação inusitada: Um grupo de meninas de 12 anos que usava baton diariamente, removia o excesso beijando o espelho da casa de banho.
O director andava muito aborrecido com isso, porque a senhora da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho.
Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de baton. Chegou a chamar a atenção delas durante 2 meses, e nada mudou, todos os dias acontecia a mesma coisa....

Um dia o director juntou as meninas e a senhora da limpeza na casa de banho, explicou pacientemente que era muito difícil limpar o espelho de todas aquelas marcas que elas faziam.
Depois de uma hora a falar, e elas com cara de gozo, o director pediu à senhora "para demonstrar a dificuldade do trabalho".

A senhora da limpeza imediatamente pegou um pano, molhou-o na sanita e passou-o no espelho.
Nunca mais lá apareceram marcas de baton!!!!

" Há professores e há educadores".

2 comentários:

Pena disse...

Anabela:
Brilhante. Isto é Pedagogia a sério.
Onde foi a tua enorme criatividade buscar isto?
Simples. Parece simples, mas contém algo para parar e, ver que, as verdadeiras pedagogias não necessitam de pensar muito, mas sim actuar muito.
Bela lição. Exemplar!
Por que não chamar os verdadeiros obreiros de uma escola, como o pessoal auxiliar, que é imprescindível, a dar estas aulas?
Também sabem. Também conhecem. Também deslumbram.
O respeito pelo que os outros fazem é essencial, em todos os domínios de um trabalho sério, honesto, dedicado.Seja qual for!
Boa! Anabela.
Consegues surpreender sempre.
Beijos
pena

Pena disse...

Já sei porque escolheria o teu blog, para divulgar em todo o lado.
Imprescindível passar por aqui.
O sonho,a surpreza, o encanto e a ternura, bem como o deslumbrante talento moram, habitam, aqui.
Impossível não gostar.
Eu passeio com alegria aqui.
Com estima BJ
pena