04 abril, 2008

JOSÉ FELICIANO




“José Montserrate Feliciano García (Porto Rico, 10 de setembro de 1945), cantor e guitarrista porto-riquenho radicado nos Estados Unidos. Autodidacta, começou a tocar acordeon antes de tocar viola. Já na adolescência tocava profissionalmente em Nova Iorque, onde foi visto por um executivo da R C A, que o contratou. Sua fama alastrou-se com o lançamento de " Light My Fire " ( Doors Music Co. ASCAP 01/06/1968 ). Infelizmente, nunca teve uma produção à altura e seus discos não acompanharam o sucesso das apresentações ao vivo, nas quais demonstra excelente presença em palco, apesar de ser cego de nascença.”




Já não ouvia José Feliciano há, seguramente, 30 anos. Este senhor tocou em orquestras, como as sinfónicas de Londres, Los Angeles e Viena. Tem montes de discos de ouro e platina, dizem, e lançou o seu primeiro álbum nos anos sessenta (64).
Reencontrei-o no YouTube, e relembrei de imediato a conhecida musica “Que será”, a minha favorita. Aquela voz latina, anasalada… inconfundível.
Oiçam também “Light my fire” e vejam a perícia com que toca o clássico Zorba.
Hoje ao percorrer a discografia dele, senti ali uma miscelânia eclética, que corresponde às grandes capacidades e versatilidade de Feliciano, e ao mesmo tempo uma falta de rumo, capaz de desenvolver as suas capacidades e levá-lo definitivamente ao “podium”, num caminho original e num estilo só dele.
Às vezes fez-me lembrar Ramazotti, também…
Vale a pena recordar, para quem não conhece, faça o favor de ouvir.






2 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia.

Pena disse...

Simpática Amiga Anabela:
José Feliciano sempre fez parte dos meus cantores/compositores preferidos.
"Que Será." será talvez o seu expoente máximo, na minha modesta opinião.
Nunca o esqueci ou esquecerei.
Brilhante. Sensível e mágico.
Excelente, linda Anabela. Parabéns, uma bela escolha.

Bj amigos de forte estima que respeita

pena