29 abril, 2008

O objecto da arte não é ser moral nem imoral

Júlio Pomar


O Objectivo da Arte não é ser Moral nem Imoral
A arte não tem, para o artista, fim social. Tem, sim, um destino social, mas o artista nunca sabe qual ele é, porque a Natureza o oculta no labirinto dos seus designios. Eu explico melhor. O artista deve escrever, pintar, esculpir, sem olhar a outra cousa que ao que escreve, pinta, ou esculpe. Deve escrever sem olhar para fora de si. Por isso a arte, não deve ser, propositadamente, moral nem imoral. É tão vergonhoso fazer arte moral como fazer arte imoral. Ambas as [cousas] implicam que o artista desceu a preocupar-se com a gente de lá fora. Tão inferior é, neste ponto, um sermonário católico como um triste Wilde ou d'Annunzio, sempre com a preocupação de irritar a plateia. Irritar é um modo de agradar. Todas as criaturas que gostam de mulheres sabem isso, e eu também sei.


Fernando Pessoa, in 'Sobre «Orpheu», Sensacionismo e Paùlismo'

2 comentários:

Pena disse...

Olha, Anabela simpática, quando escrevo algo ou leio um livro, caio na asneira de me "meter" dentro da pele dos personagens ou possíveis leitores.
Isto cria uma sensação de cansaço forte e de dor de cabeça intensa.
Quando era jovem lia muito. Mesmo muito. Creio que estabelecia um monólogo surdo com o mundo, mas de seriedade para comigo e com o escritor. Jamais o fiz porque não é, nem era saudável, sabes?
Hoje, irritar, não consigo. Não faz parte do que penso da vida, embora certas pessoas o merecessem por completo.
Acredito no Ser Humano sensato, sóbrio, pleno de lucidez.
Jamais irritaria qualquer pessoa. Não o conseguiria também. Não tenho "Arte" para tal. Não sinto necessidade. Não vejo motivos para isso. Tenho valores e princípios de seriedade,abertura e diálogo aberto e sincero.
Acredito que todo o ser humano é puro na sua essência. Cristalino. Transparente.
A Arte, para mim, a minha concepção de Arte que não possuo direcciona-se ao bem-estar comum. Ao sentir no instante do criador dessa arte. Para o bem. Para a harmonia. Com os olhos que são os seus olhos. Nada mais.
Beijinhos amigos.
Metes-me em cada uma.

pena

Antonio José Seabra disse...

Gosto de ver que ainda há pessoas que acreditam no ser humano. Tenho inveja dessas pessoas. Já levei tantas ao longo da vida que há muito deixei de acreditar. Viver assim é mais difícil mas não tenho desilusões. Quanto ao Ser Humano isso é outra história. Acho que só houve Um