22 abril, 2008

Agentes da policia fazem obras na esquadra de Chaves


Hoje o Ministro da Administração Interna e Governador Civil de Vila Real visitaram as obras de remodelação e beneficiação, da esquadra de Chaves, feitas à custa da carolice de dois agentes da PSP e da comandante.
Perante um edifício super degradado, há um ano atrás, resolveram por as mãos na massa e eles próprios desempenharam as funções de trolha, assentador de azulejos, carpinteiro, pintor, etc, etc.e o que mais aparece numa obra.
Admiro os agentes, porque de facto bem podiam esperar sentados até que a Administração Interna convertesse as instalações, numa esquadra com alguma dignidade, como lhe competia.
Esta é uma situação, que de resto tem vindo a repetir-se em outros espaços do Estado, escolas principalmente, em que os funcionários tendem a desenrascar-se na construção civil, conforme podem, e para não desapontar as chefias sobre a sua colaboração activa.
Admiro a boa vontade, o colaboracionismo e o empenho, dos agentes da PSP, que tudo fizeram, como se para eles fizessem nas suas próprias casas.
Já não admiro os srs, Ministro e o Governador Civil, que foram como que passar vistoria final ao trabalho dos seus agentes, que, das duas uma: em vez de estarem, como legalmente lhes competia, na rua a policiar, estiveram a poupar uns euros ao Estado, ou estiveram a policiar e depois em horário pós laboral estiveram a poupar uns euros ao Estado. O que tudo vai dar ao mesmo.
Não sei porquê, esta situação da visita das individualidades, envergonha-me, incomoda-me e só por isso não converto este registo, num texto de humor hilariante.
Citar Kennedy para branquear uma situação de todo intolerável, como fez o senhor Ministro? Onde vivemos? No 4º mundo?
Admirem-se srs. professores quando tiverem que pegar na esfregona para limpar as salas de aulas, admirem-se srs. cirurgiões quando tiverem que desinfestar as condutas de ar condicionado, admirem-se srs. enfermeiros quando tiverem que lavar e por à cora os lençóis dos hospitais, admirem-se srs. juízes quando tiverem que fazer as faxinas das instalações sanitárias dos tribunais, ….
Mas tudo acabará bem, e sabem porque?
Porque o forza, o sonasol, o ajax, a lexivia, o silibang, o skip e os esfergões serão facilitados através das autarquias e das empresas locais, o que é um elemento revelador do bom funcionamento do noso Estado.
Não acho desprestigiante realizar estas tarefas, aliás todos nós as fazemos em casa, bem ou mal, o que acho desprestigiante é esta economia miserabilista, esta exploração laboral descarada, e o contraste do excesso de competências e polivalências dos policias, e a falta delas, dos outros…. dos que fazem a vistoria e que nos atiram com o Kennedy.


- “Sr. Dr. Juiz pode já pode dirigir-se à sala de audiências.”
- “Ah agora não, tenho que esperar que o silibang actue ali entre a retrete e o mictório, para depois poder retira-lo, senão corro o risco de danificar as juntas. …. São só dez minutos pf”.


Já falta pouco, confiem. E agora quem atira sou eu:


"Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos." Diderot

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ana:
O teu acidente de sábado não te afectou o espirito critico, fico contente por isso. Espero que melhores rápido.
Diderot é que tinha razão!
Bj

Pena disse...

Simpática Amiga:
Estou vivamente incrédulo. Estupefacto.
É este país que concebeu o 25 de Abril de cravos nas baionetas das espingardas?
Onde pára a beleza e o ideal democrático num Portugal lindo?
Será que o sonho de bem-estar e harmonia acabaram?
A pluralidade de sentires?
A ideia de igualdade de oportunidades, mas dignas de um Ser Humano?
Oh, Portugal de hoje onde páras?
Bj amigos de respeito e estima sincera.

Sempre a ler-te pelo significado de oportunidade de justiça e de verdade.
Com admiração e fascínio pelo que concebes

pena

Anónimo disse...

Também não concordo nada com isto!
V. J.

Jobove - Reus disse...

que te mejores, no va a ser nada y que tengas un buen 25 d'Abril revolucionario siempre !!!!