20 fevereiro, 2007

ANTROPOMETRIA EQUINA

Curiosidade Histórica

Andamos nós a estudar para vir a descobrir que tudo ou quase tudo já está decidido!!!!!A bitola dos caminhos-de-ferro (distância entre os 2 trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.
* Porque foi usado este número?
Porque era esta a bitola dos caminhos-de-ferro ingleses e, como os caminhos-de-ferro americanos foram construídos pelos ingleses, esta foi a medida usada.
* Porque é que os ingleses usavam esta medida?
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes dos caminhos-de-ferro e utilizaram as mesmas bitolas das carroças.
* Porque era usada a medida (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida.
* E por que tinham as estradas esta medida?
Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano aquando das suas conquistas, e estas medidas eram baseadas nos carros romanos puxados por 2 cavalos.
* E porque é que as medidas dos carros romanos foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros de cavalo!
Finalmente...
O vaivém espacial americano, o Space Shuttle, utiliza 2 tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol no Utah. Os engenheiros que projectaram estes tanques queriam fazê-lo mais largos, porém tinham a limitação dos túneis ferroviários por onde eles seriam transportados, que tinham as suas medidas baseadas na bitola da linha, que estava limitada ao tamanho das carroças inglesas que tinham a largura das estradas europeias da época do império Romano, que tinham a largura do cu de 2 cavalos.
Conclusão:O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho do cu do cavalo romano!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ahahahahahah!
Boa! Sempre a aprender que nada se descobre... quando muito... redescobre-se!

Anónimo disse...

~Está-se sempre a aprender.
Americanos e ingleses são muito espertos!!!ou práticos!
Os conhecimentos ancestrais fazem efeito e recomendam-se.
Os portugueses só precisam de ir buscar o Viriato, herói Lusitano do passado e orientar as estratégias do nosso Primeiro-Ministro ou ajudar sensatamente a Ministra de Educação. Não achas?
Devem tê-lo em consideração.
Maluquices...
Beijos
pena gil ou anonymous