30 dezembro, 2006

Como correu o Natal?

Como correu o Natal?
BEMMMMM!!!!!! Correu bem! Tudo naquela medianazinha a que já me habituei!!!! Sem surpresas de maior, sempre aquela monotonia dos zero graus centígrados, ou mais ou menos por aí.
O Natal é aquele acontecimento que se repete todos os anos - a maior concentração de família por metro quadrado.
Verdade!
Ora a sala de jantar, tem aproximadamente 20m2, deduzindo a esta área, o aparador Queen Anne, as duas mesas adquiridas em Paços de Ferreira, extensíveis com 2,20 X 0,90m, o louceiro dos Limoges, a cristaleira para ostentar os cristais d’ Arques, e os dois dálmatas imobilizados para sempre junto à porta da entrada… fazendo as contas por alto… as andorinhas da parede não contam, o lustre da feira de paris, pago a peso de ouro na caixa de pandora, também não, a ceia de Cristo, idem, o menino a verter a lágrima, aussi… portanto resta aproximadamente e com números redondos… 1,98X2+ 0,6X1,50X3….= 3,96+2,70= 6,66 (que número!!!!)… logo 20-6,66=13,34.
Vá 13m2
13m2 a dividir pela família, com características flutuantes, mas que se aproxima sempre dos 22, temos sensivelmente 0,5m2 por individuo! Desprezando as diferenças…. Sim já sabemos que o tio Zé Maria, calça 47 e que a bunda da prima Esperança ronda os 56 do pronto a vestir… mas também os putos estando quietinhos, ocupam menos espaço. Ora na China é muito pior, e não é por isso que eles deixam de ser amarelinhos e ter olhos em bico!
A(s) mesa(s) foi decorada a preceito! Alinhada como convém no eixo da ceia de Cristo, colocada no extremo da sala, toalha vermelha, centro de mesa dourado, pratos vermelhos, colocados naquela geometria original, um seguir ao outro, copos em frente, faca de um lado, garfo do outro e guardanapo na esquerda como exige a Bobone, mas de papel, pois eu não tenho pastel para depois andar a fazer limpezas de babas de canela e vinho tinto, em 66 guardanapos. Sim porque o Natal, em casa minha, rende ao pessoal no mínimo 3 refeições à borliu. …muita vela, muito pastel de bacalhau, muita batata doce, para elevar o astral até ao hemisfério sul, muito anjo barroco, muita bola de vidro, suspensa entre os reposteiros adamascados que limitam as janelas de alumínio, com muita estrela colada nos vidros, estrelas polares e outras que tais, de cinco pontas, sempre.
(continua)

3 comentários:

Pena disse...

Essas contas matemáticas, com cariz arquitectónico e rigoroso, fazem-me deduzir que aquela noite mágica, a noite do Natal, acabou por ser boa. O desejo que sinto em mim é que, efectivamente, ela tivesse corrido bem e com muitas prendas no sapatinho, mesmo ao canto das achas da fogueira a crepitar e emanando o seu calor de bonomia e bem-estar. Esses são os meus votos. Esses são os meus desejos.
Um beijo.

Anónimo disse...

Quero ver onde isto vai dar.
Vicaíma

Pena disse...

Não entendi o comentário da Anonymous. Deve ser porque sou de compreensão lenta.
Se fosse mais clara, ajudava bastante. Ou mostrar a cara. Sei lá! Não entendi. Pronto! Ao menos sou sincero!