18 outubro, 2006

GREVE

Coitadinha da Sra. Ministra, que não entende uma greve a meio de negociações... eu também não entendo quem avaliou a Sra. Ministra para poder desempenhar funções de Ministra! Mas que negociações?
Quem disse que o actual sistema de avaliação não distingue o bom professor? O presente estatuto contempla essa possibilidade, só nunca deu jeito ao ministério regulamentar essa parte, que possibilita que os professores sejam classificados com excelente, dado que essa classificação permite aos docentes progredir mais rápidamente na carreira. Eu sei do que estou a falar... candidatei-me por duas vezes e continuo à espera duma resposta conclusiva do Ministério da Educação há cerca de 10 anos. Em compensação estou, eu e mais uns milhares de professores, com a progressão congelada. Só com esta ministra!!!

Apesar da crise, Ministério da Educação gasta milhares em publicidade
O Ministério da Educação paga hoje a divulgação, nas páginas centrais de alguns jornais, sob a forma de publicidade, de uma "auto-entrevista" sobre o Estatuto da Carreira Docente que terá custado milhares de "contos" ao erário público.
Este tipo de propaganda é:
1.Ilegítimo, na medida em que se gastam milhares de euros dos contribuintes para propaganda política, enquanto se cortam verbas às escolas e se suprimem direitos, tempo de serviço e expectativas salariais aos docentes, alegadamente por razões de contenção orçamental. Além disso, é inaceitável que o Governo gaste dinheiro em espaços publicitários para divulgar textos que se enquadram, apenas, na mais vil campanha alguma vez movida em Portugal contra os professores e os educadores portugueses.
2.Enganoso, porque os alegados esclarecimentos, prestados sob a forma de respostas, estão eivados de demagogia, de inverdades, de mentiras e de omissões graves. É mentira, por exemplo, que os docentes progridam na carreira pelo mero passar do tempo; também não é verdade que a transição da actual carreira para a que é proposta não se traduzisse em perdas salariais que atingiriam as centenas de milhares de euros; omite-se, por exemplo, que um docente, se adoecer dez dias num ano perderá dois anos de carreira. Mas estas são apenas três de entre as muitas fugas à verdade que constam no texto publicitário do Ministério da Educação.
No entanto, este anúncio que os contribuintes terão pagar à Ministra Lurdes Rodrigues, acaba por ter uma virtude: confirma o que as organizações sindicais têm dito da postura do M.E. ao longo do processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente, bem como do conteúdo das suas propostas.

De facto:
- Confirma-se que o ME não olha a meios para atingir os seus objectivos;
- Confirma-se que, nas questões essenciais, o ME não se moveu, um mínimo que fosse, desde o início do processo de revisão;
- Confirma-se que o ME continua a tentar impor uma carreira com duas categorias; vagas para acesso aos escalões de topo, que deixariam a esmagadora maioria dos docentes a meio da carreira, independentemente do seu mérito; quotas para a atribuição das classificações mais elevadas, que seriam a negação do próprio regime de avaliação do desempenho; um exame, sem qualquer sentido pedagógico, para ingresso na carreira; menções qualitativas positivas que se traduziriam em perdas de anos de serviço; entre outras propostas muito negativas.

1 comentário:

Pena disse...

Infelizmente, o que se passa com o nosso actual Sistema de Ensino exige que a nossa Ministra, que atingiu o topo da sua carreira, não consinta que os Professores não a possam alcançar. A razão? Não sei! O nosso Primeiro Ministro também a atingiu. Que discriminação é esta? Não entendo estas atitudes e, penso sinceramente, que talvez a nossa democracia, se tenha tornado numa coisa algo esquisita e distante, que nada tem a ver com ela. Se a profissão dos Professores é de desgaste a todos os níveis, penso que deveria ser acarinhada e estimulada pela dedicação e compreensão que nerecem. Porquê, então tudo isto?
Penso, que os detentores do poder neste país deveriam rever as suas posições. Deveriam ser mais humanos e justos com quem lida, empenhada e seriamente fazendo o seu melhor, com os pequenos Homenzinhos do amanhã!
Com amizade, saudações.