21 outubro, 2006

Shaolin

Sem nada para fazer, regressada de orar ao Senhor, batendo perna pelas ruas da cidade, num domingo de tarde, decidi fazer uma incursão a uma loja “Shaolin”, uma das muitas que invadem os nossos centros urbanos.
Não é uma Zara, uma Stradivarius, uma Versage ou uma Berska, … mas é inconfundível e digna de registo!
Para já, bem assinalada na frontaria do edifício!
Atendendo a que as montras primam pelo bom gosto e discrição - alguém poderia cometer o engano de se mandar pela pastelaria ao lado, e engolir um pastel de nata sem querer; ou pela escadaria de acesso aos escritórios dos andares superiores esbarrando com algum incauto balancete, e assim não há que enganar… a assinalar o território do Shaolin, temos, suspensos, dois ou mais objectos, dourados, e vermelhos, com esquininhas reviradas para cima, uns dragões e uns berloques pendurados, a dar a dar, conforme a corrente de ar sopra, possibilitando distinguir o vento do suão, dum tufão do Mar da China ou duma corriqueira rabanada de vento tuga, vinda aos rebolões, lá dos Açores.

Atenção que isto é importante, faz a diferença.
Tu sais duma Zara, queres saber de que lado está o vento e tens que recorrer à técnica da lambida no dedo indicador.
É ou não é?
Não tens outra hipótese!
Desconheço as outras funções de tão estranhos objectos, mas que as tem, tem! dado que, já encontrei os ditos, também à entrada de restaurantes, onde o ser humano escolhe o seu repasto, através de uma lógica matemática, à qual não sou sensível… não percebo o lado estético- cientifico que distingue um shop soy de vaca assinalado com um 27, dum shop soy de vaca assinalado com um 38, num outro restaurante.
Entre o shop soy de vaca, de porco ou de lulas….. já eu entendi… fácil! é uma questão de habitat e extremidades… uns têm cornos, outros tentáculos, outros pura e simplesmente vivem num chiqueiro.
Os algarismos, já tentei descodificar,… associando operações daquelas complicadas… some mais 100, subtraia 25, inverta os algarismos,…. Fico naquela de fazer contas de cabeça enquanto chega a banana fá si (será fácil em chinês?), mas nunca chego lá… penso que a numeração terá ligação ao calendário chinês e pronto, não se fala mais nisso!
Já me perdi….
(continua)
Ana d'Or

Sem comentários: