24 outubro, 2006

Shaolin (parte IV)

Onde é que eu ia?...

Sim, …. Os chineses importaram o modelo do JC, mas respeitaram as suas características originais! Nada de implantação do mau gosto: Cristo de olhos em bico, com barbinha de chinês ou rebaldarias do género!!! NÂO!

Não vos vou maçar com estas cenas de arte sacra, limitar-me-ei a descrever apenas uma versão, para mim indiscutivelmente melhor que as outras.
Uma versão dinâmica, com influências cubistas, onde está patente a inspiração e o trabalho criativo do artista, e que ficaria bem, em qualquer hall de entrada ou sala de estar; sala de refeições desaconselho, pois há pra aí muito marmanjo que não vai à bola com cabidelas.

Não é o cubismo, que, algo que está de frente parece estar de lado e de lado, desaparece? dando o efeito dinâmico, inventando novas relações tempo/espaço, fazendo inveja a qualquer Einstein?

Pois então! O tal Cristo tem um ar sofredor, confesso, tipo paixão de Cristo, Mel Gibson, muito sangue e enquadrado na tal coroa de espinhos, com que os judeus e os romanos gramavam de decorar a cabeça de um cristão (as folhas de louro viriam a seguir, ou já estavam fora de moda, não sei bem…), mas o sofrimento faz parte!

A história não foi sempre um mar de rosas como alguns querem fazer crer!

Esta obra de arte tem a particularidade de expressar o tempo e a tendência cubista; muda de expressão consoante nos deslocamos à sua frente, pisca os olhos, verte lágrimas e suplica aos céus.

Isto é obra!

Nem o Miguel Ângelo que andou lá às voltas cubistas com a Madonna dele, conseguiu tal proeza! Muito se esforçou, mas limitou-se a pintar um olhar renascido! já não foi mau!

Uma nota de preocupação! Verifiquei que as plantas da felicidade, entraram na fase do plástico, … também estas se reproduzem por sementinhas? … e deram um black out nas sementinhas, naquela de terminators e outros gurts que tais? Fico preocupada!

Uma falha! Por mais que procurasse, não arranjei um bonsai adulta, só vendem bonsais com 20/30 centímetros, tudo pequenino! Há montes de anos que ando à procura! A China exporta só árvores pequenas… deve ser condicionante do transporte.

Finalizei as compras, e gostei, porque gostei! Amei! ADOREI!
E tem mais! Agora pelo Natal, podem contar, Hiper China!!!! Pensam que vou na conversa, que aquele negócio, assim e assado, cozido e frito? Benefícios fiscais? Isenções? Descriminação? É o pogresso, meus amigos (nãooooooo, não falta o èrre! Pode faltar o bolo rei mas o èrre não!)! Trabalham até ao fim de semana e precisamos de os ajudar!!!! Tadinhos dos Chineses!

Nota final:
Cheguei a casa, descarreguei as compras, sob o olhar atento do kandengue que me esperava à porta, e coloquei 4 gerbérias (ai naturais!!!... quantas horas são da China até cá?) numa jarra e o espanta espíritos à entrada.

O espanta espírito revelou-se logo algo incómodo, pois desperta o que há de mais tenebroso na minha cadela, pondo-a a ganir todo o tempo.
Cadela hipersensível à fuga dos espíritos.
Não se deve mexer com o sobrenatural, se os espíritos andam por aqui, deixá-los andar ou levitar, como lhes der mais jeito.

O kandengue barricou-se no WC, em sinal de protesto à minha incursão domingueira. Está lá, há mais de 6 horas. É o que dá, deixá-lo ver os telejornais! Não há quem o convença que as flores artificiais são melhores que as naturais!
Deixei-lhe o jantar à porta num tabuleiro daqueles que tem a Nossa Senhora de Fátima e os 3 pastorinhos, que ele ainda não tinha visto. Pode ser que a curiosidade o desbarrique!
Ana d'Or

2 comentários:

João Carlos Carranca disse...

Ao ler esta «serie' Shaolin fiquei com vontade de entrar num desses armazés chineses que abundam por Portugal inteiro.
Mas fiquei mesmo.

Anabela Quelhas disse...

Jotacê, se encontrares um bonsai, crescidita... 1m, 1,50m compra pra mim, pf.