08 setembro, 2021

HERMITAGE, S. Petersburg


 Quero que saibas que vale a pena, vale muito a pena.

Estive no Hermitage. Estou sufocada por tanta beleza. Lamento não ter uma memória de elefante para conseguir registar todos os detalhes. Cheguei a um ponto que estava absolutamente esgotada. A máquina fotográfica irá permitir rever com calma em casa. A escadaria principal ainda é mais interessante do que aquilo que eu conhecia através de imagens. Todos os pormenores são delicados. A dimensão é gigantesca, as salas sucedem-se e parecem ter sido construídas há menos de um ano, aliás uma caracterisitca do património arquitectónico russo.  Os pavimentos de madeira, os tectos, pilares de tods as formas e feitios. Delicadeza, delicadeza... e sapiência, quase nem olhei para as pinturas do espólio do museu, porque isso para mim é menor. Fiquei completamente absorvida pelo edifício. Gastaria aqui à vontade vários meses apenas para apreciar e fruir cada pormenor. Deixaram-me entrar sem protecção nas sapatilhas. Vou dormir embalada em mármores, lacados dourados, cores de marfim, composição arquitectónica onde tudo bate certo... a escala é grandiosa, mas necessária para conter tanta narrativa construtiva e proporcionalidade. Muita, muita arte. Vale a pena vir até aqui e sentir que viver é bom perante este espectáculo estético.

Boa noite

Diário de viagem, 3 de Agosto 2016






Sem comentários: