23 outubro, 2007

ENCONTRO DE POLÍTICAS DA ARQUITECTURA E DA PAISAGEM



O primeiro Encontro de Políticas da Arquitectura e da Paisagem tem lugar na próxima sexta-feira, 26 de Outubro, no âmbito do programa de celebrações do Dia Mundial da Arquitectura 2007.
Esta é uma iniciativa importante para a reflexão e o debate de temas essenciais no decurso da implementação do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), aprovado pela Assembleia da República em sessão plenária de 5 de Julho de 2007. O PNPOT contempla as directrizes e orientações fundamentais de um modelo de organização espacial que terá em conta o sistema urbano, as redes, as infra-estruturas e os equipamentos de interesse nacional, bem como as áreas estratégicas em termos agrícolas, ambientais e patrimoniais, em relação às quais o papel dos arquitectos se afigura como essencial, em articulação com políticos e outros técnicos. O PNPOT deverá também servir de referência aos programas operacionais no âmbito do actual quadro de apoio comunitário, em vigor entre 2007 e 2013. No Encontro, os temas programados detêm-se no papel dos valores da arquitectura e da paisagem, designadamente, no
desenvolvimento regional (painel 1), no território turístico (painel 2) e nas boas práticas de ordenamento por parte dos municípios portugueses (painel 3). Justifica-se a participação de diferentes responsáveis políticos e técnicos nestes painéis de discussão, sendo uma oportunidade de confronto sobre a necessária articulação entre os sectores que convergem no território nacional. Dirigido essencialmente a arquitectos, decisores políticos das administrações local e do Estado, é aberto também a outros técnicos, cidadãos e organizações públicas e privadas com interesse e actuação no território. A realização decorrerá no auditório da sede nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa.

1 comentário:

Pena disse...

A aliança salutar e desejada entre a Arquitectura e o bem social em próle do desenvolvimento nos aspectos urbanístico/rural.
Enriquecedora e valiosa iniciativa para discussão no seu abrangente envolvimento nos âmbitos social, pessoal e humano.
Excelente!

Beijos amigos

pena