14 outubro, 2007

Atletismo mental


Hoje Karl Jaspers e Descartes retomaram o seu lugar entre os meus pensamentos e afirmações.
Ser mãe, obriga a isto!
A iniciação à Filosofia, como área do saber que nasce do colocar questões sobre a existência do Homem e de tudo que o rodeia. A única área do saber que não tem princípio nem fim, tal qual uma recta e que pretende ir à raiz das questões, inserida numa problemática universal. Diria, incorrectamente, que é uma área do saber que começa onde as outras terminam; isso seria uma semi-recta: com princípio, mas sem fim. De facto a filosofia não tem limites e envolve todo o tipo de operações, as concretas e as abstractas, e a própria filosofia tem dificuldade em se definir.
Os jovens adolescentes revelam alguma dificuldade e resistência em transitar dum ensino muito estruturado ora em dogmas, ora em experiências, para uma outra dimensão, tipo 3ª via, que não tem limites, que é valida pelo exercício e não pelas conclusões, e onde a testagem cientifica não existe, é uma procura. Têm dificuldade em sair do seu mundo lúdico, de casulo de playstation, limitado aos pontos, níveis e graus de dificuldade e, entrar pela porta das questões universais subjectivas, que vertiginosamente lhes retira o tapete dos pés.
Os jovens constatam que a sua mente evoluiu um pouco enferrujada durante 15 anos, no tomar de consciência da problemática de existir, da essência das coisas, e demoram algum tempo para ginasticar o seu pensar, coordenando-o com o agir, e consciencializando todo o processo que afinal é dialéctico: O que se pensa hoje, já não se pensará amanhã.
Afinal o Fernando Pessoa, será que era mesmo marado ou não? perguntam eles.

Portanto, hoje entrei em treinos de atletismo mental. Ficamos ainda pelo período de aquecimento, mas já se adivinham grandes provas de teimosia, de desconstrução de certezas e de implantação de enorme áreas de dúvidas, de angústias e de interrogações. De onde vim? para onde vou? o que ando aqui a fazer?
São 23, 27! Boa noite. Darei notícias se sobreviver.

1 comentário:

Pena disse...

Simpática Amiga Anabela:
Penso que os jovens deveriam praticar mais "atletismo" mental. Só os enriqueceria e ajudaria a construir a sua complexa personalidade.
Tenho dois filhos sdolescentes que, a todo o momento,me fazem perguntas sobre questões que requerem "atletismo" mental. Reflectimos e discutismos abertamente, expondo ideias e pensamentos sobre a verdadeira e surpreendente forma de ver o Universo e, questionamo-nos, sobre a nossa presença aqui.
Não sei se interessa muito, mas fica-me a sensação que clarifica e exige processos mentais de abertura crítca e exercício de pureza intelectual que ajuda a pensar e a ser.
São jovens que acompanho sempre e que me auxiliam a visualizar a vida e os seus mistérios com mais querer e vontade.
A eles e, a ti, o meu gigantesco Bem-Haja.
Parabéns, Anabela, pelo teu poder e capacidade de narrativa enormes, surpreendentemente pertinente e pelo teu talento de arquitectura e estruturação mental superior.
Sempre a ter-te na maior estima, amizade e consideração
Beijinhos amigos

pena