23 novembro, 2006

Já seeeiiii! quem procura.....




Aqui tão perto e eu entrei lá pela Koreia, ufff.
Ora aí vai:

Graz, Áustria possui uma nova referência na arquitectura mundial.
KunstHaus Graz, Centro Cultural e de Exposições, desenhado pelos arquitectos britânicos Peter Cook e Colin Fournier.
Uns chamam-lhe bolha azul, e assume completamente a tal integração por ruptura. Visualmente é uma forma orgânica, cheia de clarabóias, que se assemelham a olhos…

.”O conjunto arquitetônico està situado sobre um estacionamento que se une a Câmara da Áustria, um edifício restaurado e integrado ao conjunto. A concepção é muito simples, formada por um revestimento triangular de aço sobre a qual descansa uma lâmina do mesmo material sendo que sobre ela se situam os painéis de metacrilato, que é o acabamento que dá esta impressão de escamas e delimita a forma orgânica. Por baixo deste painéis, um sistema de iluminação computadorizada formada por lâmpada em forma circular criam imagens em movimento, dessa forma a fachada do edifício cria um sistema de comunicação que se incorpora a cidade.”
O espaço útil destinado a exposições é de 11.100 m2.
Visita virtual
http://www.kunsthausgraz.at/


Informações Técnicas:
Escolha do projecto de Cook e Fournier ocorreu em Abril de 2000, o início da construção em Julho de 2001 e finalmente o evento de abertura no dia 27 de Setembro de 2003.
Foram utilizadas 1068 placas de acrílico na cobertura, com dimensões de 2 x 3m e espessuras de 20 mm, todas moldadas individualmente em formas tri-dimensionais e presas à estrutura metálica por cerca de 6.000 suportes.
Outras 185 placas foram utilizadas no interior no prédio, também com dimensões de 2 x 3 m, porém, com 8 mm de espessura.
Possui 16 narizes, um deles destinado para saída de fumaça em caso de incêndio, outro oferece uma vista maravilhosa de Graz e os 14 restantes fornecem luz do sol ou luz artificial para os espaços superiores de exibição.
Toda a estrutura pesa 3,9 milhões de kgs. , sendo 225.000 kgs. da estrutura metálica.
A VISITAR

3 comentários:

Pena disse...

Não consigo deixar de ficar impressionado. Temo dizer alguma coisa porque o Sr. Anonymous pode ler. O que penso? Ainda vivemos com as liberdades de opinião e expressão de pensamento. Por esse motivo aqui vai sem medo:ADOREI! Explica ao Sr. Anonimous ou faz-lhe um desenho sobre boa educação porque eu conto-lhe uma história de uma vida. Talvez o faça pensar um pouco porque precisa!
Sinceramente, continua! É para isso que revelas esse talento enorme que eu não consigo acompanhar!
Beijos.

Anónimo disse...

Continuo a passar por aqui, e registo que, aprecio mesmo.
Mª João

Anabela Quelhas disse...

Poliedro e Mª joão, tenho muito prazer em receber-vos. Abraço para os dois e sem stress.