05 julho, 2024

PORTUGAL - FRANÇA


 Lá dentro esperam pelo directo do euro 2024…

Eu sou mais piscina ao pôr-do-sol, olhar o Douro, refrescar-me neste calor saboroso, viver a vida boa e mansa em boa companhia.  

Uns fazem apostas, outros pintam-se de verde e vermelho, alguns rezam, evocando Deus como se ele não tivesse mais o que fazer. Colocam faixas, agitam bandeiras, partilham da fé do Paulo Futre, recordam Dani e o Pauleta que passam na TV, matam o calor com cerveja gelada e o ar condicionado. Estão ansiosos e risonhos sentados pelos vários sofás do salão. Um plasma gigante numa das paredes absorve o olhar esperançado de todos.

Boio e olho o céu imenso, deixo-me abraçar pela água, relaxada, livre, descomprimindo destes meses de stress, como se o umbigo do mundo fosse aqui. Sabe bem ultrapassar barreiras e viver o hoje. Desocupar o cérebro, fazer refresh na minha memória selectiva e deixar apenas a pele activa e sensitiva.

Acompanha-se a contagem decrescente com a chegada do CR7 ao estádio, oiço dizer. Splash, splash, splash em direção à pequena cascata com água mais fresca.

Os 50 mil adeptos estão do outro lado, nas bancadas, por aqui posso contar apenas os socalcos das margens deste rio, que assistem aos meus mergulhos numa piscina só para nós.

Portugal já está no relvado a aquecer.

Iremos ver ou não? eu sou mais água mergulhada, corpo refrescado, alma acariciada, silêncio e sorrisos. Chamam por nós, do outro lado do vidro panorâmico.

Ah, Oui, nous allons. 

Sem comentários: