08 junho, 2024

A MENTIRA faz 20 anos ou a descoberta da verdade

 

Uma urgência urgente

Uma história mal contada

Um fingimento de entendimento de uma história mal contada, 

uma urgência desmedida, de algo que não se entende,

 e eu a fazer-me desentendida.

Nas primeiras palavras, uma edificação construída ao longo de anos, desabou de imediato o telhado e depois, foi ruindo conforme a minha reflexão aumentava sobre o tema.

A mentira tem perna curta e a verdade sempre aparece. Não sei lidar com a mentira.

A ciência, a lógica e a reflexão uniram-se para descobrir a verdade. E a verdade tornou-se clara e transparente. A minha persistência e resiliência descobriram a verdade.

Nunca suportei a mentira e nem invisto tempo a desmascarar o mentiroso, porque já não vale a pena. A mentira corrói tudo, mesmo aquilo que julgamos eterno.

Este ano, ao consultar a aplicação SNS. lembrei-me que uma grande mentira faz 20 anos, já não me lembra o mês certo, o dia exacto, porque deixou de me interessar. Quem mente, ou quem oculta a verdade, para mim deixa de ter interesse e afasto-me gradualmente, até chegar o momento do ponto final. Posso levar meses ou até anos a juntar as peças do puzzle, até ficar tudo claro na minha mente. Realizo uma pesquisa rigorosa e científica, utilizo recursos inimagináveis, até completar o puzzle.

Faz mais ou menos 20 anos, que completei o puzzle.

Estava uma mentira bem contada sobre algo, testemunhada até, e parecia tudo bater certo. Parecia. Parecia apenas.

O mentiroso esqueceu-se de detalhes das suas rotinas e esqueceu-se da minha inteligência, capaz de juntar pormenores e pistas que levariam à verdade.

Passados 20 anos, sorrio acerca da ingenuidade de alguém que acreditava que eu seria ingénua e se convenceu de que me convenceu. 

Tudo serviu para que eu clareasse a minha visão sobre os outros e sobre o mundo

in "Ensaios de escrita, um projecto sempre adiado" Anabela Quelhas

Sem comentários: