05 janeiro, 2009

Estranho mundo dos afectos

Jardim da Casa de Mateus - autor Arra Catadoiro


Hoje estive a investigar sobre jardins.
Não me pensem dedicada a hobbies de aparar relva, catar piolho, estrumar tulipas…. desenhar com ancinhos e lápis de jardineiro, e muitos etcs que se apresentam semanalmente no LIDL, e fazem as delicias dos aficionados.
Naaaaa.
Descobri já há muitos anos que por mais que tente não tenho queda para isso.
Confesso que tentei.
Comprei luvas, banquinho, socas de borracha, carreta, vassoura de jardim, mangueiras, torniquetes, sementes, bolbos, fertilizantes de bolinhas azuis, e uma série de alfaias que ia descobrindo para que serviam….conforme as tentava utilizar.
Comprei promessas de galdíolos e tulipas de todas as cores, caules espinhosos que dariam rosas amarelas, sementinhas de cravos túnicos e amores perfeitos, e outros seres vegetais que combinavam com os meus conceitos estéticos, estampados em dezenas de saquinhos expostos no horto. Pratiquei sementeiras com régua e esquadro e fiz transplantes assépticos, de máscara e bisturi e até enxertos experimentei.
Descobri que as plantas germinam devagar, devagar. Muito devagar! Um devagar a perder de vista e não têm manual de instruções. Fartei-me de regar a terra…. na esperança de…. Talvez sejam tímidas, não sei. Sentei-me horas e horas a olhar para a terra, esperançosa em ver germinar algo de configuração clorofilina que me animasse a alma e me reforçasse o ânimo…. Demoraram dias e mais outros tantos a nascer, a sair para o outro lado da terra onde se encontra o ar, exactamente quando eu não estava presente. Nasceram onde eu menos esperava, desconfigurando a geometria que eu me tinha planeado para aquele pedaço de terra. Porém nasceram todas iguais, ou assim me parecia. Quando dei por mim protegia zelosamente algumas ervas daninhas que foram as primeiras a germinar, e insistia em exibi-las aos amigos, que se riam descaradamente na minha presença, manifestando uma enorme falta de respeito pela minha iniciação vegetalopaisagista.
Diziam-me que as plantas devem ser tratadas com carinho que devemos falar com elas… e as ervas daninhas devem ser arrancadas!
Não sabia nunca o que lhes dizer! Devia tratá-las por minhas queridas ou por caras amigas? Fiquei sempre inibida, pois nem sequer sabia a língua que elas falariam…. Japonês? Alemão? Holandês? Portanto à partida nasceu logo um problema de comunicação que deve ter dificultado os seu desenvolvimento genético e crescimento. Penso que apenas as ervas daninhas falariam português e entenderiam os diversos palavrões, que eu ia proferindo com tanta espera e tanta angústia, pois essas cresceram, ou por revolta, ou por simpatia, mas cresceram.
Sabe-se lá?!....

Mas hoje estive a investigar sobre jardins, os estilos artísticos, os conceitos e as formas que combinam com todas as restantes artes. Ainda consultei um livro raro que insiste em espreitar da minha modesta biblioteca “ Plaisirs dês jardins” de Jacqueline de Chimay editado em 1936.


Ah!!!! Tive um cacto ranhoso, meio esquecido num canto de uma marquise. Eu, de relações cortadas com ele, porque me picou, ele de relações cortadas comigo porque não queria mudar de lugar, e ao fim de 5 anos tinha cerca de 2m de altura.
Admiro quem entende estes meandros dos afectos.
A. Quelhas

Jardim da Casa de Mateus - autor Lelf

3 comentários:

Lídia Craveiro disse...

Comparo muitas vezes a Psicoterapia, que apesar de ser uma ciencia, é sem duvida uma arte, á jardinagem. Ambas requerem conhecimento do ser que se cultiva, paciência e uma amor profundo.

Um abraço

Lidia

Pena disse...

Simpática Amiga:
O imenso mundo da jardinagem é como as pessoas devem ser "estimadas", "sentidas", "vivificadas" e "sensibilizadas"...verás que crescem aos poucos, aos pouquinhos e, quem sabe,...podem comportar imenso significado e valor incalculável...precioso...imenso..., sabes, "imenso"...?
Delicioso texto saido do teu talento admirável e fabuloso...
Bem-Hajas, amiga pela tua preciosa "jardinagem"...

Beijinhos de amizade e respeito
Com muita consideração

pena

Anónimo disse...

Tu de galochas e ancinho??????
Bj
Rita Z.