03 dezembro, 2008

VILA REAL DE 95 A 100% DE ADESÃO

EM VILA REAL, FIZERAM GREVE AS "TRÊS" CATEGORIAS DE PROFESSORES: "TITULARES", "SIMPLESMENTE, PROFESSORES" E ATÉ, PASME-SE, "PROFESSORES SOCIALISTAS"
....os "chantagistas e agitadores" concentraram-se, a partir das 8:00 horas da manhã, à frente das suas escolas, apesar da forte chuva que se abateu sobre Vila Real.
O nível de adesão à greve era total em algumas escolas e registava-se que, nas duas maiores secundárias da cidade, apenas um professor por escola deu aulas (curiosamente, numa das secundárias, a um único aluno).
Desta greve, em Vila Real, ressaltam já duas leituras incontornáveis, a saber:
os professores estão unidos e vão continuar a resistir no interior destas escolas até que este modelo de avaliação seja substituído e até que se inicie a revisão do ECD, conducente, entre outros aspectos, à revogação da divisão arbitrária e injusta da carreira;
os pais e encarregados de educação optaram, na sua esmagadora maioria, por não levar os seus educandos às escolas, pois têm a percepção clara da dimensão e da justeza das reivindicações dos professores, pelo que eles próprios tinham a expectativa da grandiosidade desta greve, além de que já começaram a compreender as reais intenções desta equipa ministerial, mais interessada em estatísticas balofas do que nas aprendizagens cientificamente consistentes dos alunos.
A fibra dos professores de Vila Real não se verga a ameaças, nem se deixa ludibriar pelo marketing electrónico (que persiste em tratar-nos como "néscios"), e muito menos se deixa seduzir por um "simplex" com um prazo de validade de cariz, nitidamente, eleitoral.
Mesmo compreendendo o espírito natalício, os professores de Vila Real também não se vendem a promessas pueris de prémios e eventuais recompensas monetárias. Apesar das condições climatéricas agrestes, o dia de Greve vai culminar com uma concentração destes professores resistentes e moldados por uma vontade granítica (como diria Torga), em frente à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, a partir das 16:00 horas."
fonte: Promova

10 comentários:

Peter Pan disse...

Brilhantes, apesar da "rudeza" como "sentimos" a agreste indiferença da "ignorância" a que nos "votaram" e abandonaram em tudo...!!!
Cada vez mais, admiro as nossas preciosas gentes de gema e coração...
Fico feliz. Muito feliz...
Beijinhos amigos de respeito.
Finalmente, entenderam...quem de direito...!
Parabéns Transmontanos...Alma GIGANTE...e ...Coração "Justo"...

Fascinado...

beijinhos de amizade.

peter pan

Excelente, amiguinha.

Anónimo disse...

A propósito de: « EM VILA REAL, FIZERAM GREVE AS "TRÊS" CATEGORIAS DE PROFESSORES: "TITULARES", "SIMPLESMENTE, PROFESSORES" E ATÉ, PASME-SE, "PROFESSORES SOCIALISTAS"»

Repudio e lamento a referência feita aos “PROFESSORES SOCIALISTAS”, sobretudo aquele «ATÉ PASME-SE,», que me parece de muito mau gosto, considerando-nos uma “CATEGORIA” já que os (muitos) professores socialistas, desde a primeira hora, que estiveram na rua e alguns deles com cartão de militante ao peito: é que acima de tudo, puserem a classe e os interesses profissionais acima de qualquer política-partidária! Já agora, duvido que muitos militantes de outros Partidos, se fosse o Partido deles que estivesse no Governo, que tivessem tido essa coragem e sobretudo essa coerência ética.
Sou (professor) Socialista há cerca de 25 anos e nunca hesitei em defender a minha classe e estou nesta Luta desde o início, aliás como se pode constatar pela consulta atenta do meu blog in http://eduardus.blogs.sapo.pt , por isso é que não admito que me ponham numa terceira “CATEGORIA” qualquer!

Anabela Quelhas disse...

Eduardo, há sosialistas e socialistas! Sei perfeitamente que não se revê nestes socialistas. A prova é este Desgoverno.
Vestem-se palavras e despem-se os princípios.
Abraço

Anabela Quelhas disse...

Foi sem querer escrevi "sosialiastas". Pensei em enviar o comentário para a lixeira e substituir, mas depois resolvi deixar ficar porque acho que encaixa aqui na perfeição.

Anónimo disse...

Olá.
Seja como for Socialistas ou "sosialistas" (estes últimos existentes em todos os partidos!), considero abusivo dizer-se que [EM VILA REAL, FIZERAM GREVE AS "TRÊS" CATEGORIAS DE PROFESSORES: "TITULARES", "SIMPLESMENTE, PROFESSORES" E ATÉ, PASME-SE, "PROFESSORES SOCIALISTAS"»]
Os professores socialistas não são nenhuma TERCEIRA CATEGORIA, pertencem(os) todos às duas primeiras. Esta expressão é divisionista e só traduz ignorância, má-fé ou brincadeira de mau gosto!
Abraço amigo.

Peter Pan disse...

Oh, Simpático Eduardo:
Tem calma...POR FAVOR...?
Sabes, eu conheço-te, admiro-te, mas estás a repetir-te constantemente.
Tenho a certeza, conhecendo, como conheço, a nossa linda, fantástica e preciosa Amiga comum, Anabela,ela não fez por mal ou com o intuito de prejudicar quem quer que seja. Conheço-a há muito, Eduardo, AMIGO GIGANTE...
Tem calma...o divisionismo da classe que é a nossa, de que falas, estás tu a fazê-lo, já reparaste?
Tem calma...POR FAVOR...
A colega Anabela só tem capacidades e qualidades que são de louvar e enaltecer, acredita, Conneço-a há uma VIDA, entendes...?, simpático Amigo Eduardo?
Ela já te explicou...CALMA...
Com cordialidade, estima e respeito pelos dois.

peter pan

A nossa geração, a que me orgulho de pertencer, é de ouro. É uma pérola preciosa escondida algures no Firmamento amparada e secretamente guardada pelo divino carinhosa e ternamente.
Uma relíquia...
VOCÊS são os Deuses.
Nada mais...

Anabela Quelhas disse...

Vocês acalmem-se!!!!!
Eu limitei-me a publicar um texto da autoria do Promova, não o fiz por acaso e não foi por acaso que não acrescentei qualquer comentário.
Mas ainda bem que o Eduardo reagiu, lamento que só tenha sido ele.
Esta ironia da autoria do Promova não cai bem, e seria pouco provável qualquer sindicato fazê-la.(sublinho esta ultima parte. Também acredito que se verificou uma ironia sem qualquer outra conotação. Quero acreditar nisso. No entanto no momento que estamos a viver há que ter em conta que há muitos colegas que são sensiveis a este assunto, sobre ser ou não socialista no momento presente, e que partido socialista é este após 3 décadas de democracia.
Percebo o Eduardo e sobre esta questão estamos todos do mesmo lado.
Abraço aos dois.

Anónimo disse...

Justeza das v. reivindicações?
Grandes equivocos aqui vão.E não pense que os encarregados de educação estão nesta luta e neste folclore mediatico.
Nunca vi lutarem por melhores programas ou melhores condições fisicas.
M.José.

Pena disse...

Quase sempre o silêncio é de ouro...numa dignidade anónima de pessoa apenas simples que passa...ansiosa de partilhar...
Que nunca omitiu a preciosidade da boa Cidadania...e...o respeito...
Apecia-me pôr outro nome, mas não o faço...

Cordialmente, a todos os que passam aqui....

p.p.

É óbvio e visível que farão maior falta...!!!

Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.