EM VILA REAL, FIZERAM GREVE AS "TRÊS" CATEGORIAS DE PROFESSORES: "TITULARES", "SIMPLESMENTE, PROFESSORES" E ATÉ, PASME-SE, "PROFESSORES SOCIALISTAS"
....os "chantagistas e agitadores" concentraram-se, a partir das 8:00 horas da manhã, à frente das suas escolas, apesar da forte chuva que se abateu sobre Vila Real.
O nível de adesão à greve era total em algumas escolas e registava-se que, nas duas maiores secundárias da cidade, apenas um professor por escola deu aulas (curiosamente, numa das secundárias, a um único aluno).
Desta greve, em Vila Real, ressaltam já duas leituras incontornáveis, a saber:
os professores estão unidos e vão continuar a resistir no interior destas escolas até que este modelo de avaliação seja substituído e até que se inicie a revisão do ECD, conducente, entre outros aspectos, à revogação da divisão arbitrária e injusta da carreira;
os pais e encarregados de educação optaram, na sua esmagadora maioria, por não levar os seus educandos às escolas, pois têm a percepção clara da dimensão e da justeza das reivindicações dos professores, pelo que eles próprios tinham a expectativa da grandiosidade desta greve, além de que já começaram a compreender as reais intenções desta equipa ministerial, mais interessada em estatísticas balofas do que nas aprendizagens cientificamente consistentes dos alunos.
A fibra dos professores de Vila Real não se verga a ameaças, nem se deixa ludibriar pelo marketing electrónico (que persiste em tratar-nos como "néscios"), e muito menos se deixa seduzir por um "simplex" com um prazo de validade de cariz, nitidamente, eleitoral.
Mesmo compreendendo o espírito natalício, os professores de Vila Real também não se vendem a promessas pueris de prémios e eventuais recompensas monetárias. Apesar das condições climatéricas agrestes, o dia de Greve vai culminar com uma concentração destes professores resistentes e moldados por uma vontade granítica (como diria Torga), em frente à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, a partir das 16:00 horas."
fonte: Promova
10 comentários:
Brilhantes, apesar da "rudeza" como "sentimos" a agreste indiferença da "ignorância" a que nos "votaram" e abandonaram em tudo...!!!
Cada vez mais, admiro as nossas preciosas gentes de gema e coração...
Fico feliz. Muito feliz...
Beijinhos amigos de respeito.
Finalmente, entenderam...quem de direito...!
Parabéns Transmontanos...Alma GIGANTE...e ...Coração "Justo"...
Fascinado...
beijinhos de amizade.
peter pan
Excelente, amiguinha.
A propósito de: « EM VILA REAL, FIZERAM GREVE AS "TRÊS" CATEGORIAS DE PROFESSORES: "TITULARES", "SIMPLESMENTE, PROFESSORES" E ATÉ, PASME-SE, "PROFESSORES SOCIALISTAS"»
Repudio e lamento a referência feita aos “PROFESSORES SOCIALISTAS”, sobretudo aquele «ATÉ PASME-SE,», que me parece de muito mau gosto, considerando-nos uma “CATEGORIA” já que os (muitos) professores socialistas, desde a primeira hora, que estiveram na rua e alguns deles com cartão de militante ao peito: é que acima de tudo, puserem a classe e os interesses profissionais acima de qualquer política-partidária! Já agora, duvido que muitos militantes de outros Partidos, se fosse o Partido deles que estivesse no Governo, que tivessem tido essa coragem e sobretudo essa coerência ética.
Sou (professor) Socialista há cerca de 25 anos e nunca hesitei em defender a minha classe e estou nesta Luta desde o início, aliás como se pode constatar pela consulta atenta do meu blog in http://eduardus.blogs.sapo.pt , por isso é que não admito que me ponham numa terceira “CATEGORIA” qualquer!
Eduardo, há sosialistas e socialistas! Sei perfeitamente que não se revê nestes socialistas. A prova é este Desgoverno.
Vestem-se palavras e despem-se os princípios.
Abraço
Foi sem querer escrevi "sosialiastas". Pensei em enviar o comentário para a lixeira e substituir, mas depois resolvi deixar ficar porque acho que encaixa aqui na perfeição.
Olá.
Seja como for Socialistas ou "sosialistas" (estes últimos existentes em todos os partidos!), considero abusivo dizer-se que [EM VILA REAL, FIZERAM GREVE AS "TRÊS" CATEGORIAS DE PROFESSORES: "TITULARES", "SIMPLESMENTE, PROFESSORES" E ATÉ, PASME-SE, "PROFESSORES SOCIALISTAS"»]
Os professores socialistas não são nenhuma TERCEIRA CATEGORIA, pertencem(os) todos às duas primeiras. Esta expressão é divisionista e só traduz ignorância, má-fé ou brincadeira de mau gosto!
Abraço amigo.
Oh, Simpático Eduardo:
Tem calma...POR FAVOR...?
Sabes, eu conheço-te, admiro-te, mas estás a repetir-te constantemente.
Tenho a certeza, conhecendo, como conheço, a nossa linda, fantástica e preciosa Amiga comum, Anabela,ela não fez por mal ou com o intuito de prejudicar quem quer que seja. Conheço-a há muito, Eduardo, AMIGO GIGANTE...
Tem calma...o divisionismo da classe que é a nossa, de que falas, estás tu a fazê-lo, já reparaste?
Tem calma...POR FAVOR...
A colega Anabela só tem capacidades e qualidades que são de louvar e enaltecer, acredita, Conneço-a há uma VIDA, entendes...?, simpático Amigo Eduardo?
Ela já te explicou...CALMA...
Com cordialidade, estima e respeito pelos dois.
peter pan
A nossa geração, a que me orgulho de pertencer, é de ouro. É uma pérola preciosa escondida algures no Firmamento amparada e secretamente guardada pelo divino carinhosa e ternamente.
Uma relíquia...
VOCÊS são os Deuses.
Nada mais...
Vocês acalmem-se!!!!!
Eu limitei-me a publicar um texto da autoria do Promova, não o fiz por acaso e não foi por acaso que não acrescentei qualquer comentário.
Mas ainda bem que o Eduardo reagiu, lamento que só tenha sido ele.
Esta ironia da autoria do Promova não cai bem, e seria pouco provável qualquer sindicato fazê-la.(sublinho esta ultima parte. Também acredito que se verificou uma ironia sem qualquer outra conotação. Quero acreditar nisso. No entanto no momento que estamos a viver há que ter em conta que há muitos colegas que são sensiveis a este assunto, sobre ser ou não socialista no momento presente, e que partido socialista é este após 3 décadas de democracia.
Percebo o Eduardo e sobre esta questão estamos todos do mesmo lado.
Abraço aos dois.
Justeza das v. reivindicações?
Grandes equivocos aqui vão.E não pense que os encarregados de educação estão nesta luta e neste folclore mediatico.
Nunca vi lutarem por melhores programas ou melhores condições fisicas.
M.José.
Quase sempre o silêncio é de ouro...numa dignidade anónima de pessoa apenas simples que passa...ansiosa de partilhar...
Que nunca omitiu a preciosidade da boa Cidadania...e...o respeito...
Apecia-me pôr outro nome, mas não o faço...
Cordialmente, a todos os que passam aqui....
p.p.
É óbvio e visível que farão maior falta...!!!
Enviar um comentário