26 julho, 2007

IMPERDÍVEL em Roma (II)


Piazza di Spagna - sentem-se na escadaria a apreciar a animação (de noite ou de dia, de preferência ao por do sol)que vai por ali, quem tiver folego vá subindo a escadaria para ter uma bela vista de Roma e Vaticano. Esta escadaria barroca tem um contorno irregular, mas perfeitamente simétrico - espectacular- dificil de desenhar, e muito mais de construir.

É aqui, que frequentemente as grandes griffes italianas realizam os seus desfiles (houve uma modelita que já contou alguns degraus). Vejam o contraste entre a monumentalidade desta escada e da escultura com forma de barco que existe na base, Fontana della Barcaccia, projectada pelo pai de Bernini.
Por esses lados, haja euros para gastar, é Versage, é Valentino, é S. Laurent ....
Em frente à escadria procurem a via Condotti, e o café Greco - o piolho lá do sitio, antigamente frequentado pelos escritores e artistas como Wagner, Liszt, Goethe, Byron.
Vão em direcção à villa Borghesi, passem na villa Medici.
Na villa Borghesi, procurem por um lago onde tem um templo a Esculápio (+), belíssimo, e já agora a estatua de referência a Moisés situada no terraço Pincio. Este terraço está a uma cota mais elevada pode-se ter outra panorâmica de Roma.

Desçam até à Piazza del Popolo e vejam a porta del popolo, junto à Igreja de Santa Maria del Popolo, esta porta tem a fachada interna feita por Bernini, e foi por aqui que se deu a cerimónia de entrada de Carlo V e Cristina da Suécia no se. XVI.
As igrejas gémeas S. Maria de Montesanto e S. Maria dos Milagres e a primeira que referi, que faz parte da trama de Anjos e Demónios, valem a visita.
Piazza del Popolo é o local onde se fazem as grandes manifs, ou começam ou terminam aqui - como desenho urbano é complicada.

Uffff cansei de novo! Ciao!

2 comentários:

Pena disse...

Simpática Anabela:
A tua descrição fascina-me!
Como consegues reter tanta informação valiosa?
Registo tudo com agrado e atenção.
Espero vivamente ver tudo.
Ver tudo que descreves com dedicação e encanto.
Daqui a pouco não preciso de ir lá. Está tudo aqui.(Olha, que vou mesmo, mas muito informado!).
OBRIGADO!
Um Bem-Hajas.
Beijos.
pena

Nilson Barcelli disse...

Que saudades tu me despertaste agora...
Tenho que voltar a Roma. Estive lá 3 dias, mas não chegam para nada.
Ainda me lembro de ter bebido água da Fontana della Barcaccia depois das fotografias da praxe nas escadas.
Beijinhos.