26 janeiro, 2023

Hoje foi assim

 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

DESENHO TÉCNICO - escola de ******

Hoje os alunos da professora ****** tiveram uma aula diferente.

No âmbito de um projeto ligado ao meio ambiente, os alunos sentiram a necessidade de construir um galinheiro, e convidaram a arquiteta Anabela Quelhas para lhes ensinar alguns truques do desenho. Quando tem que se comunicar corretamente aquilo que se pretende construir é preciso obedecer a algumas regras do desenho. Os alunos já tinham registadas as dimensões, já sabiam a sua localização, os materiais que irão ser utilizados, já imaginavam a sua forma, faltava só desenhar.

Aprendeu-se a medir, a utilizar uma escala de redução, a desenhar a planta e os alçados, a assinalar os materiais a aplicar, registar a legenda e finalmente fazer o rótulo de identificação do desenho. Conversou-se sobre galinhas, raposas, poleiros, ninhos, ovos, madeira, cimento, pregos, chapas, portas, redes e paletes e trabalhou-se a porta para o raciocínio abstrato e a visualização do espaço, de forma fácil e divertida. Informaram, que no interior iriam ter o poleiro, o bebedouro e 4 ninhos para as galinhas porem os ovos.

Perceberam que esta forma de desenhar é necessária em muitas profissões. Referiram-se algumas. Um dos alunos informou-me que o pai dele é engenheiro, mas que só desenha plantas, não desenha alçados.😁 Todos os alunos seguiram as explicações escritas no quadro. depois de espreitarem pela janela para o espaço onde será o futuro galinheiro, e registaram-nas numa folha tal e qual como se faz num verdadeiro projeto.

Finalmente perceberam o que é uma maquete e que nos dias de hoje até se pode fazer tudo isto no computador, mas sempre cumprindo as regras ensinadas. A Professora ****

confidenciou que os ninhos iriam ter ovos de várias cores para depois poder avançar para a matemática.

A arquiteta sugeriu que aproveitassem uma tarde de sol para refazer o desenho da planta no chão do futuro galinheiro, para perceberem bem a planta.

No final prometeram informar a arquitecta sobre a evolução da obra e da raposita que anda a rondar a escola. Boas práticas.

Boas práticos, projetos em escola pública sem altares papa-euros. 

5 comentários:

Carlos Té disse...

Tu és fantástica!

anabelaquelhas disse...

Não resisto a um convite das salas dos mais pequenos. Enriquece-me. Eles é que são fantásticos, disponiveis para aprender e seguir o seu mestre.

Carlos Té disse...

O meu filho ainda hoje fala da importância de uma aula em que foste convidada para falar sobre labirintos, quando criaste um labirinto na escola.

anabelaquelhas disse...

Isso já foi há tanto tempo!!! 2001? sim lembro-me, fui convidada. Ensinei-lhes a sair de um labirinto, acho que mostrei o exemplo de varios labirintos e construimos um colectivo. Beijinho para ele.

Carlos Té disse...

Há 4 anos visitamos a Casa da Prelada exactamente por causa da tua aula. És fantástica sim, consegues criar empatias com eles que nunca esquecerão, mesmo em adultos.