29 junho, 2009

Times Square





Choi Ropiha colabora com Perkins Eastman e PKSB em Times Square.

O projecto começou em 1999 com um concurso internacional para re-desenhar o popular TKTS stand no centro da Times Square.
A competição solicitou apenas desenhos de uma pequena estrutura arquitectónica para substituir as actuais cabines de bilhetes porém isto inferiu na problematica do desenho urbano.
Os arquitectos consideraram que a Times Square, espaço simbólico, não possui nenhum lugar onde as pessoas se possam sentar e desfrutar daquela dinâmica urbana, onde possam fazer uma boa fotografia global.
Surge assim uma estrutura contendo um plano inclinado, que resolve o problema das cabines e simultaneamente proporcionam um espaço de pausa para os utentes e turitas, tal como um teatro de observação da Times Square.
Concebido como um grande espaço público na encruzilhada do mundo, o projecto oferece as melhores lugares da casa para assistir ao maior show da terra - Times Square.



O anfiteatro é construído inteiramente de vidro e coloca-o na vanguarda da tecnologia deste material..
Os degraus em vidro são iluminados pelo interior, transformando-os em tapetes flutuandes vermelhos.
A energia geotérmica com base em sistemas de aquecimento e arrefecimento controlam a temperatura no interior da cabine localizada na base. Oferecem também aquecimento radiante para derreter a neve durante o inverno e refrescar no verão. Os equipamentos mecânicos são visíveis através das paredes de vidro.

1 comentário:

Pena disse...

Lindo.
Mais um fabuloso post "confeccionado" por ti.
"...Os arquitectos consideraram que a Times Square, espaço simbólico, não possui nenhum lugar onde as pessoas se possam sentar e desfrutar daquela dinâmica urbana, onde possam fazer uma boa fotografia global.
Surge assim uma estrutura contendo um plano inclinado, que resolve o problema das cabines e simultaneamente proporcionam um espaço de pausa para os utentes e turitas, tal como um teatro de observação da Times Square..."


Pura e simplesmente divinal.
O que os Americanos fazem...?
Maravilhoso ao olhar.
Perfeito, onde aqui tudo prima pela perfeição e encanto.
Beijinhos de imenso respeito.
Deslumbrado perante a magia pura e imensa do teu estar, ser e sentir...

pena