V - Enfrentar as incertezas
As ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas, mas igualmente revelaram, ao longo do século XX, inúmeras zonas de incerteza. A educação deveria incluir o ensino das incertezas que surgiram nas ciências físicas (microfísica, termodinâmica, cosmologia), nas ciências da evolução biológica e nas ciências históricas.
Será preciso ensinar princípios de estratégia que permitiriam enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar o seu desenvolvimento em virtude das informações adquiridas ao longo do tempo. É preciso aprender a navegar num oceano de incertezas em meio a arquipélagos de certeza.
A fórmula do poeta grego Eurípedes, que data de vinte e cinco séculos, nunca foi tão actual:
"O esperado não se cumpre, e ao inesperado um deus abre o caminho".
O abandono das concepções deterministas da história humana que acreditavam poder predizer o nosso futuro, o estudo dos grandes acontecimentos e desastres de nosso século, todos inesperados, o carácter doravante desconhecido da aventura humana devem-nos incitar a preparar as mentes para esperar o inesperado, para enfrentá-lo. É necessário que todos os que se ocupam da educação constituam a vanguarda ante a incerteza de nossos tempos.
(cont.)
2 comentários:
Amiguinha:
"..."O esperado não se cumpre, e ao inesperado um deus abre o caminho".
O abandono das concepções deterministas da história humana que acreditavam poder predizer o nosso futuro, o estudo dos grandes acontecimentos e desastres de nosso século, todos inesperados, o carácter doravante desconhecido da aventura humana devem-nos incitar a preparar as mentes para esperar o inesperado, para enfrentá-lo. É necessário que todos os que se ocupam da educação constituam a vanguarda ante a incerteza de nossos tempos..."
Perfeito. Um pensamento sóbrio e atento com certezas: Aposta a Educação no inesperado e vê o resultado...de acordo...?
Excelente!
Beijinhos cordiais de imenso respeito e estima.
Parabéns sinceros.
pena
Hoje conheci seu blog.Amei.Me permito ser caotica,minhas certezas sao provisorias.Acredito ma maxima que "quanto mais eu entro na desodem melhor me organizo",sou professora e não separo o profissional do pessoal,por isso quando entro na sala a cada dia eu entro inteira com todas as minhas dimensoes.Quando ministro um conhecimento tambem tenho esse olhar pluridimensional,penso que estou a frente,não tenho medo dos desafios que a minha profissão me impoe.Eu instigo os meus alunos,sejam eles qual nível for,a se aventurar,a enfrentar as incertezas,a náo se acostumar com as formulas gastas...Eu tento a todo instante a provocar e a tocar nos seus afetos.Penso que minha tarefa é ardua,conflitante e ao mesmo tempo apaixonante.Percebo que os meus alunos estão em um mar de de incerteza ou um rio,para ser mais amazonida,eles têm muitas informaçoes,porém estao perdidos,e não conseguem tranformar essas imformações em conhecimento para enfrentar os desafios dessa era planetaria,ainda não se reconhecem como seres planetarios,não conseguem fazer ligaçoes entre o local e global.Eu como professora tenho a missao ou seria a funçao de provocar neles a vontade de querer saber do outro que está distante e ao mesmo tempo tão perto.Quero mais,gostaria de fazer com que eles se sentissem pertencente a esse mundo e que percebem que podem contribuir com outros para contrução de uma sociedade planetaria mais solidaria.
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