Educação para os obstáculos à compreensão
Há múltiplos obstáculos exteriores à compreensão intelectual:
- o "ruído" que interfere na transmissão da informação, criando o mal-entendido e ou não-entendido;
- a polissemia de uma noção que, enunciada num sentido, é entendida de outra forma;
- há a ignorância dos ritos e costumes do outro, especialmente os ritos de cortesia, o que pode levar a ofender-se inconscientemente ou desqualificar a si mesmo perante o outro (diversidade cultural);
- existe a incompreensão dos valores imperativos propagados no seio de outra cultura - respeito aos idosos, crenças religiosas, obediência incondicional das crianças, ou, ao contrário, na nossa sociedade, o culto ao indivíduo e o respeito pelas liberdades;
- há a incompreensão dos imperativos éticos próprios de uma cultura, o imperativo da vingança nas sociedades tribais, o imperativo da lei nas sociedades evoluídas;
- existe a impossibilidade, enquanto visão de mundo, de compreender as idéias e os argumentos de outra visão de mundo, assim como uma ideologia/filosofia compreender outra ideologia/filosofia;
- existe, enfim, a impossibilidade de compreensão de uma estrutura mental em relação a outra.
A ética da compreensão
É a arte de viver que nos demanda, em primeiro lugar, compreender de modo desinteressado. Demanda grande esforço, pois não pode esperar nenhuma reciprocidade: aquele que é ameaçado de morte por um fanático compreende porque o fanático quer mata-lo, sabendo que este jamais o compreenderá. A ética da compreensão pede que compreenda a incompreensão.
(cont.)
1 comentário:
Amiga:
Penso que tocas em assuntos muito importantes na vida escolar baseada no respeito mútuo, sensibilidade e entendimento juvenil.
Creio que o estudo exaustivo e compreensivo, isento de ruído, merecia a atenção de todos nós, docentes aptos e sensatos em agir de outra forma entendendo a desobediência às leis de qualquer maneira nos discentes, impostas por nós, têm que suscitar e passarem somente por isto: ENTENDER!
"ENSINAR A COMPREENSÃO, que tantos omitem na sua conduta e na sua relação aluno/docente.
Não sei se é isto que pensas...mas, sinto-me cada vez mais incapaz de levar este entendimento educacional a grande parte da Comunidade Educativa, daquela parte interessada em: ENTENDÊ-LOS! Bastaria, ficaria feliz.
Beijinhos perante o teu génio enorme e gigantesco.
Cordial e afavelmente...
pena
Excelente post, amiguinha.
Enviar um comentário