11 junho, 2009

VII - A ética do género humano (7)


VII - A ética do género humano


"El camino se hace al andar" (Antonio Machado)
A educação deve conduzir à "antropo-ética", levando em conta o carácter ternário da condição humana, que é ser ao mesmo tempo indivíduo/sociedade/espécie. Nesse sentido, a ética indivíduo/espécie necessita do controle mútuo da sociedade pelo indivíduo e do indivíduo pela sociedade, ou seja, a democracia; a ética indivíduo/espécie convoca, ao século XXI, a cidadania terrestre.
A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral. Deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie.

Carregamos em nós esta tripla realidade.

Desse modo, todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.
Partindo disso, esboçam-se duas grandes finalidades ético-políticas do novo milénio: estabelecer uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a Humanidade como comunidade planetária.

A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência de nossa "Terra-Pátria", mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena.
Não possuímos as chaves que abririam as portas de um futuro melhor. Não conhecemos o caminho traçado. Podemos, porém, explicitar as nossas finalidades: a busca da hominização na humanização, pelo acesso à cidadania terrena.
FIM

1 comentário:

Pena disse...

Genial Amiga:
Surpreendente.
"...Nesse sentido, a ética indivíduo/espécie necessita do controle mútuo da sociedade pelo indivíduo e do indivíduo pela sociedade, ou seja, a democracia; a ética indivíduo/espécie convoca, ao século XXI, a cidadania terrestre.
A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral. Deve formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é, ao mesmo tempo, indivíduo, parte da sociedade, parte da espécie.

Carregamos em nós esta tripla realidade..."

Perfeito.
Cada geração de indivíduos possui a sua identidade, o visualizar dos seus valores e princípios que vivem, sentem e são.
Qual "moral"...? Qual "ética"...?Eles sabem-nas, vivenciam-nas, cada um à sua maneira.
Crescem. Desensenvolvem-se. Formam-se.
Deixemo-nos de tentar incutir-lhes as nossas próprias ideias.
Eles têm as suas...!
Cidadania correcta, sim. Imposição projectada do nosso ser, nunca...

Admirável pensar, o teu, como sempre...
Beijinhos de imenso respeito, admiração e estima...

pena

Fantástico!