26 janeiro, 2008

Órgão de Mar




http://www.oddmusic.com/clips/sea_organ.mp3

Na arquitectura há muitas boas surpresas.
Há por vezes obras que se tornam simbólicas, devido à sua genialidade, e que marcam definitivamente o sitio onde se implantam, para o bem e para o mal. Normalmente prevalece o bem.
Geniais não são só as pirâmides do Egipto! Na contemporaneadade temos vários exemplos. Veja-se o Museu Guggenheim em Bilbau, que conseguiu dar visualidade mundial ao país basco, invertendo o destino de uma cidade industrial, degradada e convertendo-a num núcleo turístico.
Hoje vou escrever sobre uma situação invulgar, que todo mundo gostaria de conhecer: Zadar e o seu órgão de mar.
Em Zadar, cidade croata banhada pelo mar adriático, foi construído em 2005 um órgão do mar. Consiste numa série de degraus cravados na rocha, com um sistema de tubos de polietileno e cavidades com ressonância, transformando o espaço num grande instrumento musical, tocado pelo vento e pelo mar. Quando o mar avança, força o ar, e dependendo da velocidade e tamanho da onda, cria notas musicais, formando uma sonoridade aleatória.
Desenhado pelo arquitecto Nikola Basic, ganhou o "European Prize for Urban Public Space", o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original, invulgar, que traz muita paz.
O lugar também é conhecido por ter um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade litoral da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial.
A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento durante a 2ª Guerra Mundial.






5 comentários:

Jobove - Reus disse...

que bonito y cerca del mar, que bellos sueños nos trae el mar

saludos beijos i obrigado

Pena disse...

Simpática Amiga Anabela:
Magnífica e gigantesca Arquitectura com uma sonoridade envolvente e cativante.
Fiquei fascinado. Maravilhado pelo talento artístico humano.
Os Arquitectos são todos assim?
Pelo menos tenho uma certeza: Tu és!
OBRIGADO por existires.
Ainda deslumbrado e incrédulo por tanta beleza.
Bj amigos de elevada estima e consideração.
Respeitosamente

pena

Anónimo disse...

Ana: Que coisa bonita, desconhecia completamente!
Vou registar.
Inês

Anónimo disse...

ate agora ainda nao tive oportunidade de comentar este post, embora ja o tenha visto quando me disseste. os meus amigos aspirantes a arquitectos adoraram e ficaram fas do blog da tia arquitecta... se nao te importares :P bjinhos

eu nao sei o que faria sem ti :P

Anabela Quelhas disse...

A tia arkitecta manda uma abraço aos projectos de arkitectos.
Será que o órgão de mar deu jeito a alguém?