14 dezembro, 2007

Ponte Leonardo da Vinci


Em 1502 Leonardo da Vinci fez um desenho simples de uma bonita ponte, com cerca de 240 - metros. Da Vinci concebeu a ponte como parte de um projeto de engenharia civil para o Sultão Bajazet II de Constantinopla (Istambul).
A ponte nunca foi construída.
Em 1996, um pintor noruegues, Vebjørn Sand, viu o desenho e um modelo da ponte numa exposição sobre os desenhos arquitectónicos e de engenharia de Leonardo. A simplicidade do desenho atraiu-o e de seguida concebeu um projecto da ponte. A ponte norueguesa faz história como o primeiro desenho de engenharia civil de Leonardo que foi construído para uso público.
Para que o projecto tivesse sucesso organizou-se uma equipa profissional, formada por arquitectos e engenheiros, e numerosos locais foram considerados até ser encontrado o sítio correcto.
Vebjørn Sand considera que este projecto reúne o mundo funcional e o mundo estético. A ponte une o passado com o presente, e manifesta o maior e o mais belo aspecto da Renascença, a interligação da arte com a ciência. Esta é uma reunião entre céu e da terra, entre o espiritual e o material.
Para o artista, a ponte é também uma bela metáfora para o encontro entre pessoas, culturas e continentes. É em si mesmo, na sua realidade - a expressão harmónica da presente reunião.
Da Vinci tinha deixado instruções incompletas no seu caderno para a construção de seu projecto. Foi sugerido que ele não tinha a intenção de atravessar algum dia esta ponte, pois o projecto não era mais do que um esboço visionário. No entanto a encomenda era real, e não seria normal que Leonardo desse como resposta, algo que não pudesse ser construído.


A empresa de arquitectura Selberg Arquitetos criou o projecto definitivo.
A ponte norueguesa Leonardo foi construída e inaugurada em 31 de Outubro
de 2001. Dado o simbolismo desta ponte, há a intenção de construir uma ponte destas em cada continente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem imaginaria o Leonardo da Vinci que estaria a projectar para 5 séculos depois. Há cada coisa!!!!
Archi

Té la mà Maria - Reus disse...

que buenos posts nos dejas con la arquitectura de Leonardo, los dos post son magnificos

besos

Pena disse...

Penso que devias construir uma ponte para a escola.
Iria de pijama, sabes?
Aposto que quem não notaria nada seriam os alunos. Acredita?
Os meus eternos encantos.
Leonardo da Vinci era um portento da Criação, mas não ajudaria nada um ser superior como tu.
Genial e talentosa!
Bj amigos

pena