28 março, 2024

A família Van Loon

 


A família Van Loon

É uma pintura desconhecida da maioria das pessoas, porque não é famosa, porque não consta nos livros de arte. Encontrei-a por mero acaso e interessei-me pelo seu significado. Foi pintada no século XVII por Jan Miense Molenaar - pintor holandês e a sua obra revela influências de Van Ostade e de Franz Hals, de quem foi discípulo; é autor de retratos e sobretudo de cenas de género urbano e campestre.

Se a pintura e o autor não são famosos, o que me atrai nesta obra?

Esta obra está exposta no Museu Van Loon e representa a família do mesmo nome.

Merece atenção sobre o que representa e como é representado.

Atentem aos pormenores.

Estão representadas 4 gerações da família Van Loon, com uma ordem cronológica, no lado direito os mais velhos e à esquerda os mais novos.

Curiosamente quando o pintor criou esta obra, os avós, os mais velhos, já tinham falecido. O pintor fez uma espécie de “montagem”, copiando retratos já existentes deste casal. O avô é representado pousando a mão sobre uma caveira, ficando assim registada a morte, localizado à direita.

Esta obra associa os vários membros da família aos 5 sentidos responsáveis pela captação de informações do meio..

Ora, observem, da direita para a esquerda, a avó está com uns óculos numa mão e a outra mão pousada sobre um livro, significando a VISÂO.

Seguem-se os pais que tocam instrumentos musicais, um cravo e um alaude, evocando a AUDIÇÃO.

Depois surgem dois jovens supostamente namorados, e que não devem nada à beleza, em que o rapaz pega numa flor e dá a cheirar à outra figura. Aqui temos o sentido do OLFACTO.

No lado esquerdo temos as crianças. Duas brincam com um gato, e o rapaz com ar maroto, segura o gato pelo rabo que acabou de arranhar uma das meninas, cuja expressão é de dor na pele agredida – o TACTO.

E finalmente as outras duas crianças, comem frutas variadas deliciando-se com o seu sabor – o PALADAR.

Outro pormenor, o ponto de fuga da perspectiva do pavimento, separa a vida da morte.

Esta obra está exposta no Museu Van Loon, em Amesterdão e certamente conterá outros pormenores que não consigo descodificar.

A pintura barroca tinha como característica focar as naturezas mortas, a vida familiar e paisagens pitorescas, em que alguns adicionavam pormenores interpretativos, como os 5 sentidos do ser humano, enriquecendo o tema principal. Na época a representação dos cinco sentidos era muito apreciada, e curiosamente a “visão”, era considerada como o mais importante dos sentidos, aqui, atribuída à avó. 

Os sentidos nem sempre têm fácil representação e é curioso observar obras desta época  e forma que estes tomavam na composição pictórica.

Anabela Quelhas - art teacher


Sem comentários: