13 julho, 2023

SER PAI



 Ser pai.

            Conversando entre amigos, há dias, um amigo de longa data, pai de 3 jovens, afirmava, que a maioria dos homens não estão, nem nunca estarão preparados para ser verdadeiros pais. Mesmo quando o projecto é concebido a dois, esses pais, vão de arrasto da companheira, aparentemente alegres e felizes, mas não são eles a parte ativa e determinantemente equilibrada na ação e no sentimento dos verdadeiros pais.

Fiquei surpreendida, especialmente por ele ser homem, e por eu pensar exactamente assim, mas por ser mulher nem ousar comentar. Quase me emocionou ouvi-lo explicar o que sentiu quando os filhos nasceram. Repetia frases vulgares, mas com muito sentimento, e significado espelhado no seu olhar: “Ser pai é a coisa mais importante do mundo; é ser capaz de dar a vida por eles, abdicar de tudo, é considerá-los prioridade em relação a tudo. A minha vida alterou-se completamente, eles passaram a estar acima de tudo, dos meus pais, da minha parceira e até de mim. Para os meus filhos não pode haver falta de tempo, tem de haver sempre tempo, nem que me obrigue a parar o mundo.”

“Ser pai é estarmos sempre incondicionalmente com eles. E quando estão doentes? Invade-nos um mal-estar crescente, incapaz de nos afastar e de nos alhear da situação. Qual dormir? Não há sono, não há cansaço, não há um botão para desligar. Não há limites, é sofrer com eles e mais do que eles, certamente.”

Um pai obviamente que se lança ao trabalho de forma incansável para dar a sua família o que ela precisa, para conquistar estabilidade e qualidade de vida, mas ser um verdadeiro pai vai muito além disto. É um estado de permanente ansiedade e de preocupação. É saber estar, mesmo não estando. Um verdadeiro pai é presença constante, capaz de encarar a mudança e o seu compromisso, independentemente da companheira. É despir-se dele mesmo e em simultaneamente ser o modelo dos filhos.

Não se afirma que esses pais que nunca estiveram preparados para ser pais, que não gostam dos filhos. Gostam, mas a sua entrega é parcial, não é a mesma coisa.

Um verdadeiro pai, não se atrasa a pagar mesadas, não faz contas de cabeça quando falha o dinheiro. Não pode ser distraído e pôr em risco a vida dos filhos. Pode ir viver para debaixo da ponte, mas primeiro estão os filhos. Pai tem que ser presente e ser presença. Pais passivos pertencem ao outro grupo. Ser pai é renunciar a muita coisa, sem dor ou sofrimento e nunca esperar nada em troca.

- Faço tudo, mato e morro, dou o meu melhor e invento um novo mundo se for preciso.

… fácil falar, difícil é sentir e agir… estar lá na hora certa, ser apoio, ser refúgio sem contrapartidas, é dar colo e exemplo. Ser pai, não é agir como se os filhos fossem eternos anjinhos. Ser pai é reconhecer defeitos e qualidades, ensinar-lhes a perder e a respeitar os outros. Ensinar-lhes responsabilidade e autonomia. É preciso ensiná-los a voar.

Quando nasce um bebé, nasce também um pai…. É o momento de vários questionamentos, que o farão repensar o seu papel de filho, companheiro e homem, e esse momento tornar-se-á eterno.

Há uma frase interessante que gosto de usar:

“Ser pai é oferecer o coração ao seu filho e a sua mão jamais o largar.”

Quantas vezes largou a mão do seu filho? 

Publicado em NVR 12/07/2023

Sem comentários: