09 novembro, 2022

sento-me ao sol

         sento-me ao sol deste Outono numa nesga da varanda aproveitando esta energia, que apesar de ser dourada e limpa também tem as suas contra- indicações,

oiço rádio

não consigo ler com a luminosidade, pretendo estar em modo lagarto absorvendo tudo a que tenho direito

finjo que estou no Verão. finjo que o relógio solar se escangalhou. finjo que parou no final de Agosto, numa tarde quente, como quem espera numa esplanada, pelo funcionário, para lhe servir um gelado de pistachio com cobertura de chocolate crocante

anunciam a Simone brasileira, que vem ao coliseu do Porto. Fez-me recuar umas décadas, quando ouvi aquela voz melodiosa pela primeira vez.

Começar de novo e contar comigo.

Vai valer a pena ter amanhecido.

mulher bonita, sedutora, de sorriso aberto, capaz de criar músicas icónicas que terão servido de fundo a muitas situações românticas. diz que adora Portugal e já não vem cá há 17? anos. virá e tem de ir a um sítio especial, Fátima. a maioria dos artistas brasileiros diz isto, porquê? será marketing? pensam que Fátima é atalho seguro para os seus espectáculos? ainda não perceberam que para já, o nosso país é agnóstico?

Gala dos sonhos… no Campo Pequeno… Sara Carreira… [publicidade]

através do meu prisma colorido oftalmológico, escondido entre as pestanas semicerradas viradas para o sol revejo notícias do Web Summit, encontro de contracto com Portugal, por um período de 10 anos, até 2028. este ano teve 70.000 participantes, 2.630 start-ups e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores. fazer figuras ridículas, como apertos de mão e conjugar o verbo to be, significa exactamente o quê, no âmbito das tecnologias?

Esta semana há mais!  carne picada de bovino apenas por 7 euros e 19 e dourada média por apenas… [publicidade]

protestos em Londres, manifestantes querem eleições antecipadas.

“O semeador” e “Girassóis” de Van Gogh vandalizados, por ambientalistas, isto faz-me lembrar o Afeganistão. Querem unir ou desunir?   "Estamos todos condenados": o alerta de Guterres sobre a necessidade de um acordo climático… António Guterres afirmou que o mundo está a aproximar-se de uma crise climática "irreversível" e de "danos dos quais não será capaz de recuperar". revejo Guterres, no ecrã do meu olhar ofuscado pelo sol, nas suas gaffes televisivas, fazendo contas e depois inibido por aparecer em público sem relógio e pedindo alguém do seu staf um relógio Swatch… um dia destes Guterres terá coragem de pixar os painéis de S. Vicente? Encerrem o Museu de Arte Antiga. Trancas à porta!

Peugeot cem por cento eléctrico, faça um upgrade na sua condução! [publicidade)

            11% dos portugueses sem médico de família. Este problema das estruturas de saúde são uma pescadinha de rabo na boca. Faltam médicos? Ou utentes a mais? nunca se irá entender… a complexidade das estruturas é ideal para que ninguém perceba nada. Percebe-se o problema como resultado, mas não se alcança a sua essência.

            O maior desconto em combustível do país, chegou! [publicidade]

folga dos pais no fim-de-semana, é um grande incentivo à natalidade.

Direitos dos trabalhadores, que chatice! o sistema neo-liberal em velocidade furiosa,

André Rieu e a sua Johann Strauss Orchestra voltam a esgotar a Altice Arena [publicidade]

a TAP alega mudanças, cancela 7 voos por dia por falta de pilotos de cabine, e faz pré-aviso de greve para 8 e 9 de Dezembro

o que faz o papa Francisco no Bahrain? e Xaxana Gusmão em Sto Tirso?

100 anos da descoberta do túmulo Tutankhamon.

- antes comprava as pernas de frango a 1,49, hoje estão a 2,99, conta-se o dinheiro ao cêntimo, tá tudo muito caro minha filha, quem vende, bem se apercebe das dificuldades de quem compra! antes da guerra os preços pouco subiam… na feira Sem Regras em Coimbra, há mais pessoas a vender e poucas a comprar. As pessoas acham sempre muito caro.


hoje escrevo à Lobo Antunes com pontuação rebelde… desculpa António, és inimitável, isto é do sol, que me altera o raciocínio, tenho preguiça de procurar um chapéu e usar pontuação supostamente correcta.

olho o perfil do Marão e vejo tudo aos quadradinhos, parece que tenho um depósito de pixéis no meu cérebro. efeito solar. sou abstémia.

Publicado em NVR 09/11/2022

Sem comentários: