12 novembro, 2008

Porque saímos à rua








Prova de recuperação para os alunos com excesso de faltas (humor)

Parte II

O regime de faltas dos alunos.

Um regime de faltas que aparentemente parece razoavel converte as acções pedagógicas num verdadeiro sarilho.

Os alunos que excedem limites de faltas, justificadas ou não, deverão fazer provas de recuperação sobre as materias respeitantes aos dias das faltas. É dificil estar contra isto, se ainda por cima o aluno usufruir de apoio para realizar e interiorização dessas materias.

Estudemos o reverso da medalha:

Problemas:

O aluno que esteve doente, não terá tempo de realizar essa recuperação num curto espaço de temp, assim regressa à escola ainda convalescente e passado uma semana tem de fazer testes a todas as disciplinas.

Quem paga ao professor por dar apoio individual a esse aluno quando já esgotou o seu horário?

O que se passa se o aluno não recuperar?

O que se faz às disciplinas onde se desenvolve trabalho prático?

O que se faz quando as faltas são espaçadas?

E se o aluno falta na apresentação, na aula de autoavaliação e noutra aula de trabalho prático? Como deve ser feito o teste de recuperação?


Agora vejamos, quando o aluno falta sem motivo, alguém acha que esse aluno vai frequentar as aulas de recuperação, ou que ele se empenhará em resolver um teste para ter uma boa qualificação? E entõ este alunos faltista vai ter mais oportunidades de aprendizagem do que os alunos assíduos?
Duvida não esclarecida: quando é que o aluno faz o teste? depois das 18,30H? sim porque o horário do aluno não é o mesmo do professor.


Ou seja leva tudo pela mesma medida, o aluno doente e o aluno baldas, que gosta de escapar às aulas e de "fazer nenhum".
E para quem sobra todo este desvario?
Primeiro para o director de turma que tem que fazer uma vigilância constante, obedecer a prazos, avisar os colegas, avisar os pais diversas vezes. Depois para os professores, que terão que elaborar mais um teste, respectivos critérios de correcção, relatórios, plano de recuperação, e formalizar tudo para entregar ao director de turma para que de seguida o Conselho de Turma reuna e tudo fique bem explicado numa acta e respectivo Projecto Curricular de Turma....


Resumindo:

Como se concilia escolaridade obrigatória com penalizações destas ao absentismo?

É desta forma que se motiva o aluno a frequentar a escola? E para quem está mesmo doente, não será esta uma maneira de stressar um convalescente, e de o penalizar ainda mais.


A apregoada autonomia das escolas aqui não pode mexer.
Se não há profs suficientes para dar apoios aos alunos com dificuldades de aprendizagens, como vai haver para estes alunos?
A utopia pedagógica bate de frente com a politica economicista, e com a igualdade de oportunidades.
Não mata, mas mói!


1 comentário:

Pena disse...

Anabela Amiga:
Tenho que confessar que as Provas de Recuperação fruto da tua criatividade ENORME aqui expressas, são "dificílimas".
Não poderás simplificá-las um pouco mais?
Os alunos ficariam "assustados" perante a enorme "dificuldade" que a tua prova suscita.
(Podes rir, eu não me importo porque existe em mim um sorriso ao resolvê-las que não consegui).
Posso sorrir mais????????????
Só mais um bocadinho.
É tão "complicado"!!!!!!!!!!!!!
Falando de "coisas" sérias.
"...Ou seja leva tudo pela mesma medida, o aluno doente e o aluno baldas, que gosta de escapar às aulas e de "fazer nenhum".
E para quem sobra todo este desvario?
Primeiro para o director de turma que tem que fazer uma vigilância constante, obedecer a prazos, avisar os colegas, avisar os pais diversas vezes. Depois para os professores, que terão que elaborar mais um teste, respectivos critérios de correcção, relatórios, plano de recuperação, e formalizar tudo para entregar ao director de turma para que de seguida o Conselho de Turma reuna e tudo fique bem explicado numa acta e respectivo Projecto Curricular de Turma....".

Penso que isto é um "atentado" verídico e sensível às diferenças existentes entre os alunos, que terão de ser imensamente "trabalhadas"e "governadas" com sensatez e exaustiva atenção dos Professores que já possuem imenso para fazer...!!!!!!!!!!
Não podem estar doentes alguns, os "autênticos" alunos que faltam.
Os outros, as suas faltas serão fruto de quê??????????
O problema é muito complexo para estes últimos. Porque razão não vão à escola????????????????
Porque razão impeditativa e nada de educativo os conduz às faltas?????????
É preciso "entender" a sua forma de ser, estar e sentir, a Escola, ou não??????????????
Porque faltam, estes últimos, terão razões????????????????
O assunto é grave e sério.
Será que terão um constante apoio familiar ou social?
Há que ver e "estudar" o que se passa com a sua educação em todos os domínios?????????????????
O Gosto pela escola e pelo que lá se faz, sentirão a sua importância?????????????????
Inconcebível esta medida Ministerial.
E, fazer uma Prova de Recuperação sobre os assuntos tratados nas aulas que não estão a par...!!!
OLha, estes "estudam" e "descobrem" somente uma "existência" que é a sua, inconstante e "marcante" de desacreditação de todos, no ambiente socio-familiar em que se inserem???? Ou não????????????????
Pensa um pouco.
Porque agem assim?????????????
Brilhante, Amiga Anabela, como SEMPRE!!!!!!!!
POR FAVOR, pensa um pouco nisto...!!!
Bj amigos de imenso respeito e estima pelo que "constrói" carinhosamente e de forma atenta.
É isso que te dá um imenso valor.
Cordialmente...


p.pan