15 novembro, 2008

Porque saimos à rua

Parte IV
A classe docente é constituida por professores com diferentes formações.
O seu nível de formação divide-se em bacharéis, licenciados e mestrados.
Todos desempenham as mesmas funções, com mais ou menos qualidade.
A grande maioria possui formação pedagógica, mas a sua formação cientifica e especifica é efectivamente distinta.
As suas funções são iguais: dar aulas, interagir com os alunos, ser director de turma, ser coordenador ou ser delegado ou ser representante de grupo. A grande maioria dos professores já desempenhou todas esta funções, daí não ter sentido dividir a carreira em dois tipos de professores: professores titulares e não titulares.
O acesso à carreira de titular foi realizada com base numa pontuação obtida nos últimos 7 anos, para quem estava posicionada nos três escalões mais elevados na carreira.
Esta selecção foi realizada segundo um determinado critério e teve como consequência o facto de alguns professores terem passado a titulares, a quem os seus pares não reconhecem nem mais mérito nem mais competência em relação aos outros que não acederam.
Isto é um problema do estatuto da carreira que foi imposto aos professores por este governo, mas que agora com este modelo de avaliação de desempenho, tem como consequência, algumas situações aberrantes, nomeadamente, licenciados a avaliar mestrados, alguns avaliadores a avaliar professores muito mais competentes.

1 comentário:

Pena disse...

Amiga Anabela:
"A classe docente é constituida por professores com diferentes formações.
O seu nível de formação divide-se em bacharéis, licenciados e mestrados.
Todos desempenham as mesmas funções, com mais ou menos qualidade.
A grande maioria possui formação pedagógica, mas a sua formação cientifica e especifica é efectivamente distinta.
As suas funções são iguais: dar aulas, interagir com os alunos, ser director de turma, ser coordenador ou ser delegado ou ser representante de grupo. A grande maioria dos professores já desempenhou todas esta funções, daí não ter sentido dividir a carreira em dois tipos de professores: professores titulares e não titulares.
O acesso à carreira de titular foi realizada com base numa pontuação obtida nos últimos 7 anos, para quem estava posicionada nos três escalões mais elevados na carreira..."

Amiga: Admiro-te a objectividade, a sensatez e a imensa clareza das ideias e a forma do teu pensamento, que é teu e é muito valioso.
É isso que faz a difereça...
Entendes? Creio que sim.
Beijinhos de muito respeito.
Faço-te uma vénia profunda, não de bajulação"interesseira(Entendes...? Não pretendo confusões indevidas...! Sim! Sei isso...sujeito-me...! OBRIGADO.), mas de sincera e sentida admiração e estima pela brilhante significação exemplar que todos deveríamos assumir ao longo das nossa vidas.
Acreditando numa classe sensível, desgastante, mas de "entrega" total à EDUCAÇÃO dos alunos, não somente, mas essencialmente.
Podes corrigir-me os erros...!!!
Aliás, ninguém me conhece. Sou um "desconhecido/ignorado".
Assino SEMPRE como:

PENA (Creio que no teu blog é importante porque, no meu, ninguém é anónimo, todos assinam com uma identidade, essa a razão do seu término...Compreendes...? Sei que sim!)
Cordialmente...
Com admiração...