08 junho, 2022

PAULA REGO

 [pesquei nos meus arquivos]

Paula Rego

Defensora das mulheres deu sempre a cara e a sua arte para defender o direito das mulheres, expondo sem pudor os dramas femininos e da sociedade.

Sempre atenta a tudo que afecta as mulheres, contrariando o branqueamento, que alguns segmentos hipócritas da sociedade, colocam nas práticas do aborto clandestino vivido e sofrido por tantas mulheres.

Quando era jovem por vezes cruzava-me com ela em algumas situações na ESBAP, ela mulher sempre com os seus olhos totalmente sombreados e eu era uma miúda, assim, nunca falei com ela, nem acompanhei todas as suas fases de trabalho. Comecei a focar-me na sua obra precisamente durante a exposição da temática ligada ao aborto, que visitei, creio que na Fundação Gulbenkian.  Vi as obras e vi o rosto dos visitantes que não conseguiam disfarçar o impacto visual dessas obras.

Digo com frequência que admiro muito a sua obra e a sua coragem, mostrando outros mundos da nossa sociedade, que são mais reais que “madonas” muito bonitinhas, cuidadas e celestiais. Mesmo assim, não teria obras delas, em minha casa, apenas porque a minha casa é o meu refúgio que pretendo tranquilo. Tudo que ela pinta, desassossega, mas desassossega tanto, que me tiraria o sono. Gosto dos modelos de mulheres de perna grossa e baixas, contrariando o estereotipo da beleza grega clássica/ mitológica e ainda mais a suposta beleza anoréxica que intoxica os media. As mulheres ficam gordas, de seios flácidos, estriadas com celulite e nem sempre são bonitas, porque o rosto de cada uma, a partir de certa idade, reflecte as vivências menos boas e duras.  É preciso lembrar isto ao mundo. É urgente lembrar a este mundo que há muito mais do que a “embalagem” bonitinha. Pinta poucos homens, e é pena, porque também é urgente mostrar ao mundo, que os homens também envelhecem, ficam calvos, com barriga, varizes, hérnias, com tufos de pelos a espreitar nas orelhas e aqueles que lutam diariamente no ginásio, ficam ridículos com aquelas batatas nos braços, parecendo estivadores.  É que não parecem halterofilistas, parecem mesmo estivadores.

AQ 


Sem comentários: