20 outubro, 2021

HYPERLOOP


 

HYPERLOOP

            Quando tomei conhecimento sobre a informação do Hyperloop, fiquei tão contente, porque verifiquei que algo que eu sonho e imagino há tantos anos, pode ser realidade.

            O leitor já ouviu ou leu algo sobre isto?

            Trata-se do comboio hyperloop - comboio do futuro, supersónico capaz de fazer 600 km em meia hora. Todos queremos anular ou vencer o tempo, viajar, fazer grandes distâncias, no menor tempo possível. E como isso é possível? Sem ter grandes conhecimentos da mecânica, imaginei sempre veículos a circular num tubo que permitisse alta velocidade em total segurança, semelhante a uma minhoca gigantesca. Segundo entendi o hyperloop é isso mesmo. Destaca-se um empresário norte-americano, Ellon Musk, que já iniciou experiências nesse sentido. Nós que pensávamos que o TGV seria o máximo, que estamos deslumbrados com a ligação Vigo/Madrid, agora percebemos que o TGV é um parente longínquo do Hyperloop.

            O Hyperloop irá constar de uma cápsula que se desloca num tubo gigante de vácuo, com um sistema de levitação magnética, permitindo movimento, sem gasto de energia eléctrica. O vácuo permite eliminar o atrito, rentabilizando ao máximo a velocidade atingida que pode ir até 1.200 km por hora, superior à velocidade do som e reduz o custo com as infraestruturas. Mais pormenores construtivos, desconheço, sei apenas que já há protótipo e pista para testes, no Texas.

            Já imaginaram Porto /Lisboa em 20 minutos? ou Porto/ Barcelona em menos de uma hora? Que impacto financeiro terá no mundo? inimaginável. O prazo de 10 anos para testes e aperfeiçoamento está quase a chegar ao fim, que novidades nos irá trazer o ano 2023? Já falta pouco.

            Em 2020 houve notícia que a Virgin, do multimilionário Richard Branson, já está integrada nesta corrida contra o tempo. O primeiro teste com passageiros, foi bem-sucedido e o objetivo da empresa é colocar o comboio em funcionamento "ainda durante a década de 2020". Andávamos tão absorvidos com os problemas da pandemia que esta notícia escapou a muitos leitores.

            Cada cápsula conseguirá transportar 30 passageiros, à mesma velocidade de um avião, pelo valor de um bilhete de autocarro. O sistema permite que o veículo deslize silenciosamente, sem qualquer turbulência.

            Sabemos que começa em Portugal, a viagem de comboio mais longa do mundo. São 17.000 kms de ferrovia que ligam a cidade do Porto, a Ho Chi Minh City, no Vietname, fazendo as contas dá 1.428,3€. O tempo gasto é algo como 11 dias, 11 horas e 49 minutos, se fosse possível um directo.

            Imaginem no tal Hyperloop, em 14h10m, num directo, estaríamos no Vietname. Vamos “surtar”: sairia às 8h da manhã, após tomar um cimbalino e uma torrada, na Estação de Campanhã, e às 22h10m estaria a chegar a Ho Chi Minh City para me dirigir ao hotel, fazer check in e preparar-me para uma tranquila noite asiática.

            Cada vez há menos impossíveis!

Publicado em NVR, 20/10/2021

2 comentários:

João Carlos Carranca disse...

o futuro é já ali.
ainda me lembro de quando chegasse o ano 2000 e coisa e tal...
hoje já ninguem fala do telegrama, comtam tudo no Face e nos 400 caracteres de Twitter

anabelaquelhas disse...

quando nasceu o meu filho ainda não havia nas nossas casas o microndas. Vamos dando saltos. Kiss Jota