19 junho, 2019

FESTAS JUNINAS


Festas Juninas
“Parece que o tempo voa;
Balões, o baile, a folia;
A fogueira ainda está boa:
Mais um pulo e já é dia.               (anónimo)



                Sto. António, S. João e S. Pedro são santos com sorte, pois, estão sempre associados a festança, alegria e folia. Colaram-se aos festejos pagãos do solstício de verão e tornaram-se populares, libertando-se dos martírios, sacrifícios e dor, do cristianismo e assumiram o lado festivo de celebração da vida. Já os Romanos, utilizavam estes dias próximos do maior dia do ano, para realizar um grande festival em honra ao seu deus Summanus.
                Nós que vivemos num país agnóstico, dá-nos um jeitaço estas sagradas festas juninas, com os seus feriados municipais, permitindo-nos uma pausa laboral, para apanhar sol, picnicar, abraçar as farturas e os carrosséis, deitar tarde e sobretudo conviver com os amigos. As ruas animam-se com bandeirinhas coloridas que as atravessam no céu, em várias direções.             A maioria sabe que o S. Pedro é o meteorologista lá no céu, o S. João está ligado ao baptismo de alguém, aos martelos e ao alho-porro, e o Sto. António é calvo e carrega sempre um menino ao colo, e que todos levam a malta à rua para comer umas sardinholas, uns pimentos assados, umas bifanas, comprar um manjerico com uma quadra bem brejeira, saltar uma pequena fogueira, soltar um balão iluminado de ar quente e dançar uma música pimba quase à meia- noite, com o orvalho a cair. Os mais habilidosos na dança e na paciência, ainda arriscam a marcha popular, os tolerantes oferecem a cabeça à martelada, e os mais organizados na economia doméstica investem na feira da cueca. Provar a ginjinha, a broa com a sardinha, e esperar pelo foguetório que se inicia por volta da meia-noite, ao som da banda de música ou dos bombos animam os foliões cada vez mais alcoolizados e transpirados.
                Os significados da fogueira e do rosmaninho, poucos conhecem. Solstício? Ah? Porra, até para escrever é difícil! São festas juninas ou sanjoaninas? Dahh! Agradecimento em relação às colheitas… colheitas? Camponeses? Então os produtos que consumimos não nascem nos armazéns dos supermercados? Fertilidade?  
                Bora lá prás sardinhas, que é tempo delas! Assadas na brasa e a escorrer gordura. Shlep! 
“Às pedras da nossa rua
Ouvi dizer, já de dia,
Que a melhor brasa era a tua:
Queimou toda a freguesia!..” (anónimo) 
AQ
Publicado em NVR  

2 comentários:

Nuno Té disse...

Quando publicas as histórias da Anita, que apenas circulam entre os amigos? Todos têm o direito de se divertir. Pensa lá nisso.
Nuno Tè

Nuno Té disse...

Quando publicas as histórias da Anita, que apenas circulam entre os amigos? Todos têm o direito de se divertir. Pensa lá nisso.
Nuno Tè