22 maio, 2019

Hey Joe


Hey Joe
Hey Joe,
Huh, and that ain't too cool[1]
            Sempre achei estranho o homem vestido de preto, elegante, de sotaque complicado de ilhéu, que nasceu pobre, mas, enriqueceu de tal forma, permitindo-se coleccionar obras de arte e ter o espírito magnânimo de as partilhar com os outros. Uma imagem trabalhada, um estilo criado para homem bem-sucedido, amigo das artes e para celebrar a vigarice e o oportunismo, conclui-se.
            Berardo foi condecorado e agora poderá juntar-se à prateleira do Armando Vara, Carlos Cruz e José Sócrates.
            Gostaria de saber como, em meia dúzia de anos, se tem dinheiro para comprar minas de ouro? Tenho-me esforçado e não consigo, nem entender, nem juntar dinheiro para comprar um filãozinho…
            Há uma teoria simples que raramente falha. Só há 3 formas de enriquecer rápido:
1 — por herança
2 — na “horizontal”
3 — roubando ou atropelando a ética e o direito.  
            Vi-o na TV há dias e percebi que tudo é uma rede de negócios bem montada por ele, por quem lhe dá suporte jurídico e por quem permite que esta rede funcione.
Hey Joe,
Huh, and that ain't too cool
            BCP, OPA do Benfica, os truques da comunicação social, a PT, a SOGRAPE, o museu no CCB, são os cruzamentos da teia, urdida sabiamente através de fundações e associações, que lhe retiram responsabilidades directas acerca de dívidas. Não há crime perfeito, mas Berardo explorou bem as frestas, os meandros e os contornos das leis, em seu benefício e nem sei se isso poderá ser considerado crime. Não é ético, mas crime, não sei. O novelo de situações que a Assembleia da Republica tentou desmontar, sem sucesso, serviu apenas para tornar mais visível quem é este homem de vida full, como ele se classificava, cujos negócios são complexos, sempre traduzidos em milhões e que aos comuns mortais, resta apenas a desconfiança de que vai sobrar para todos nós.
Hey Joe,
Huh, and that ain't too cool
            Teoricamente rolarão outras cabeças, porque neste caso há alguém que prevarica e alguém que deixa prevaricar, porém,…
            Quando pedi empréstimo à banca para fazer a minha casa, a garantia do meu salário não foi suficiente, tive que hipotecar o terreno aonde iria construir.
            Não entendo!



[1] Jimi Hendrix [tema diferente, com a semelhança de um “Joe” a asneirar]


In Revoltando os dias. NVR 22/05/2019

Sem comentários: