27 agosto, 2015

Casa Barbot - Vila Nova de Gaia

Casa Barbot
A casa mais bela da cidade de Gaia, uma das mais belas da zona do Porto e do norte do país, funcionando como instalações do Pelouro da Cultura. Património e Turismo e denominando-se Casa Municipal da Cultura é indicada aos turistas como local a visitar e onde se faz, parte da mostra da Bienal de Arte de Gaia 2015.
Prefiro chamar-lhe Casa Barbot, como sempre lhe chamei. Construída em 1915, localizada na Av. da República, Vila Nova de Gaia, marca uma época, sendo o único exemplar de arte nova desta cidade e foi classificada em 1962 como imóvel de interesse público. Na informação on line consta que a casa foi alvo de obras de recuperação realizadas pela Câmara Municipal.
Experimentem entrar.
Nos últimos dois anos visitei-a duas vezes e duas vezes me decepcionei. É visível a degradação progressiva da casa. Se houve obras de recuperação foram certamente mal executadas ou não se garantiu posteriormente, a conservação do edifício. Infiltração de águas, fissuras, vidros partidos, abajurs mal substituídos, pavimentos sujos, gessos a cair, papel de parede descolado, cheiro a tabaco, e… uma máquina de bebidas …. emparedaram o fundo do jardim…  adicione-se  um desleixo visível da parte de quem lá trabalha: automóvel estacionado no jardim, caixotes no chão, mangueiras no jardim, tapete de gosto duvidoso, escova do cabelo na instalação sanitária…. enfim…. observem as fotografias, ampliem e observem.
Não tive acesso a toda a casa. Isto foi apenas o que eu vi. Tive dificuldade em fotografar e disfarçar esta realidade. Eu sei que talvez tenha espreitado onde não devia,  eu sei que não há dinheiro, eu sei que , eu sei , eu…
Eu sei que a entrada é gratuita, mas eu preferia pagar.
Como é gaienses, temos um teleférico para apreciar o Porto e não temos uma casa Barbot para deliciar o olhar?
Não tenho palavras, apenas indignação.
AQ
 (clique na imagem para ampliar)

Qual chafariz, qual que???? uma torneira à maneira




 
Os guarda chuvas, os caixotes e o cheiro a tabaco










O caminho traçado no pavimento que esbarra com uma parede


O tapete improvisado, com os dois pézinhos
 



À esquerda o pormenor do secador de cabelo e da escova; à direita o doseador

Os abajours, até um verde teve lugar neste candeeiro





Lindo!
 



O veículo que insiste em ficar na fotografia

Isto pretende ser um jardim




 

 

Construção localizada ao fundo do jardim


Janelas fechadas


 

 

Sem comentários: