25 junho, 2011

S. João no Porto







Há certos eventos que para mim, só no Porto fazem sentido. Um deles é a festa popular: O S. João.

O S. João do Porto é uma das festas populares mais significativas do mundo, e eu gosto (informem-se, pois é mesmo).

O S. João é uma festa incomensorável, não sei bem quantas pessoas se envolvem na noite de festa. É uma festa de massas, dos cidadãos do Porto, dos aglomerados vizinhos e de muitos outros lugares que afluem principalmente ao centro histórico, na noite de 23 de Junho, contando que podem virar a noite na rua, aliás em várias ruas, numa diversão sem fim. É uma cidade inteirinha na rua, a sua rua e a rua dos outros da sua cidade.

À partida é uma festa cristã, centrada na figura de João baptizando Jesus, no entanto ela desdobra-se em diversas situações, que talvez estejam mais ligadas aos rituais pagãos assinalando a chegada do verão.

S. João não é padroeiro do Porto, pois esse lugar esta ocupado pela Nossa Senhora da Vandoma, no entanto como fica tudo em familia, tanto dá, João foi adoptado há mais de 5 séculos creio eu, e continuará como símbolo religioso desta cidade, inconfundível nos seus contornos liberais/republicanos, onde o seu povo é genuíno, simpático, acolhedor, lutador pelas suas causas incapaz de se submeter a ideais que não sejam os seus e capaz dos maiores sacrifícios para fazer vingar a sua vontade. Sempre foi assim e assim será. É este o povo que gosto e com o qual me identifico.

A noite de S. João é para complicados e descomplicados (os segundos divertem-se à brava e os primeiros não resistem a divertir-se ao ver o primeiros), foliões, alegres e brincalhões. É uma manifestação de fraternidade numa amálgama de todo o tipo de pessoas. Todo o mundo se veste descontraídamente, não se distinguindo classes sociais, nem profissões, nem ricos, nem pobres e todos gostam de sardinhas e broa. Esta é a cidade da liberdade que sai à rua na noite de S. João para partilhar a alegria de viver. A alegria é um traço comum. Muitos procuram pela sardinha para comer, pela bifana, pela francesinha, pelas tripas, …. Sei lá tudo o que se faz de bom nesta cidade. Porque isto de pular e brincar, faz fome.

Sempre que posso venho até cá.

Preparo-me com sapatilhas, uma pequena carteira a tiracolo (BI, dinheiro, chaves de casa, pequena máquina fotográfica e telemóvel… o resto fica em casa), um pequeno casaco pelos ombros (por vezes há o orvalho de S. João) e aí vou eu.

A melhor maneira de nos divertirmos no S. João é juntarmo-nos ao nosso grupo de amigos, fazer uma filinha para ninguém se perder e atacar a tristeza. Nunca há hora de regresso e a palavra de ordem é folia e diversão – é proibido estar triste.

Começo sempre pelo Bonfim, para admirar uma das várias cascatas Joaninas, Jardim de S. Lázaro, onde compro o meu martelo, para dar resposta as marteladas (inventado nos anos sessenta e logo proibido pelo fascismo) e desço a rua das Fontainhas até ao passeio do séc. XIX do mesmo nome. O cheiro das sardinhas assadas abre-me o apetite. Para comer uma sardinhada, e um caldo verde não é preciso sentar, pois elas, as sardinhas, assam-se e vendem-se no meio da rua.

Gosto de apreciar os moradores desse sitio, onde eu tantas vezes parei a lhes desenhar e fotografar. De seguida vou até à muralha fernandina e desço a escada dos Guindais. A descida desta escada em noite de S. João é uma bela experiência. Inicia-se pela abordagem visual do atelier de um dos maiores pintores portuenses vivos, Júlio Resende, encostado à muralha do séc. XIV e depois entra-se na descida (escrevi bem "entra-se"). Fica-se envolvido na festa para além de se sentir a urbe medieva em plena festa iluminada pelo luar e pelas luzinhas coloridas. As bandeirinhas a atravessar a escadaria sinuosa, os vizinhos juntos a jantar em pequenas plataformas, ao som da musica popular… o convite para a mesa, o brindar de um copo de verde ou maduro, é isto o genuíno S. João… as luzes, as filinhas de foliões, sempre…. Sempre, mais um lanço de escadas, mais uma curva em linha quebrada. De quando em vez, ouve-se Abrunhosa, Rui Veloso, Reininho, Godinho, mas predomina sempre a música popular brejeira e o seu rei, Quim Barreirosss.

Óptimas fotos que fiz, ao cair da noite.

Até que se chega ao rio.

O contraste entre a rua sinuosa e a grandeza da ponte de Eiffell,… e o rio Douro, que eu tanta vez já vi em tom de prata, corre manso reflectindo a vontade do povo na rua, ali naquele local histórico, simbólico, local de luta e coesão social, local de passagem para à outra margem e para outros tempos, onde o tempo marcou as almas das gentes . O bizarro sucede-se ao inesperado. O inesperado sucede-se ao invulgar e ao surpreendente.

E o rio corre manso, colorido de gente, luzes e aromas.

Surge alguém a fotografar o policia na entrada do tabuleiro de baixo, alguém que esfrega o alho porro pelo meu cabelo desejando-me sorte e fortuna e logo a seguir o aroma da erva cidreira. A guerra dos martelinhos… a escolha de uma cabeça arranjadinha para dar uma boa martelada. Os carecas são os melhores, mas que não tragam alho porro, senão a vingança é sempre terrível.

A Ribeira a encher, a encher de gente e mais gente, sentar, nem pensar. Vou até ao cubo do Zé Rodrigues e até ao S. João do Cutileiro que se esqueceu do cordeiro,... e a gente a descer até à praça de S. João, pela rua dos Mercadores e pela rua de S. João Novo. Parece uma torrente de povo a descer para o cais da Ribeira. Rios de gente a correr para o seu rio.

O povo a descer pela rua Mouzinho da Silveira.

Uma bifana servida numa caravana em frente ao Mercado Ferreira Borges e Palácio da Bolsa, ambos lindamente iluminados… e os balões, muitos, mais que muitos a subir, uns com sucesso outros não, incendiando-se a 20 ou 30 m da altura, todos homenageando o Sol e o solstício de verão. O vento puxa a sul, uns mais altos outros menos, mas todos rumam a Gaia, Marrocos para alguns.

Os manjericos e as quadras populares, brejeiras, jocosas, irónicas algumas e sempre divertidas , onde não se pode sentir o aroma com o nariz mas sim com a mão– dá sorte e energia positiva..

(perdoem-me os mais castos)

"Oh meu rico S. João

Casai-me que bem podeis

Já tenho teias de aranha

No sítio que bem sabeis."

…..

Pinta meus olhos pinta

Pediu-me ela de joelhos

Peguei no pincel e nas tintas

Pintei-lhos.

.....

Se me arranjares um doutor

sozinha já não fico

prometo pôr-te no andor

um manjerico e um penico.

S. Bento, um mar de gente, o encontro da avenida, rua 31 de Janeiro, rua do Corpo da Guarda, Mouzinho da Silveira e rua das Flores. A estação belíssima e a seus pés estão os vendedores das plantas mágicas aromáticas e centenas de martelinhos abastecendo os folgazões.

A avenida e a praça repletas. Subi Sto António pois a Sé adivinha-se a abarrotar e fui ver o fogo de artificio no viaduto da duque de Loulé.

O resto da noite fica preenchida com diversos bailaricos das ilhas (pequenas comunidades urbanas retiradas das principais ruas) ao ar livre, com as suas fogueiras, onde é obrigatório saltar, em Massarelos, Miragaia, Passeio Alegre. Impossível ir a todos.

Os momentos que antecipam o nascer do sol devem ser vividos num belo banho de mar . Nesses momentos os foliões cansados e carregando já grandes doses de álcool, devem estar nas praias da Foz para receber o novo dia, refrescar-se e descansar.. descansar a folia, o corpo e a alma.

Gosto mesmo. É bonito.

1 comentário:

O Nosso Mundo da Imaginação disse...

Admiro imenso o teu poder narrativo de sonho.
Parabéns. Literariamente perfeito.
O Porto na perspectiva do teu brilhante sentir.
As festividades?
Passei um só S. João no Porto e adorei.
Olha, maravilhas.
Esperando que te divertisses imenso.
Bem-Haja, pela tua amizade preciosa.
Sempre a admirar-te e ao que concebes de beleza profunda.

pena

Excelente!
É sempre excelente viver e reviver.
Bem-Hajas, fabulosa e sublime amiga de fascínio.