12 junho, 2011

Como matar uma esquina - Miranda do Douro




Miranda do Douro

Como se mata uma esquina em 9 passos apenas:

1. 1- Olha-se para uma varanda de ângulo e pensa-se: grande complicação! Quero “simplificar”, “melhorar” e “modernizar”.

2. 2 - Duas portas em ângulo não servem para nada, janelas é melhor!

3. 3 - Elimina-se o gradeamento que faz de guarda e parapeito -menos um elemento para atrapalhar!

4. 4 - Constroem-se 2 panos de parede de 0,90m, convertendo as portas em janelas e pintam-se de branco.

5. 5 - O carpinteiro desenrasca duas janelas.

6. 6 - Para proteger da luz, não há nada melhor que duas persianas exteriores.

7. 7 - Chama-se o técnico das persianas. Este apresenta uma solução sem complicação nenhuma, persiana exterior com caixas salientes.

88 - Consciência tranquila do proprietário pois deu resposta às suas exigências actuais de habitabilidade e segundo ele preservou o património não mexendo nos elementos de granito, cumprindo assim o seu dever de cidadão.

9 - 9 - Permitir também que pendurem no cunhal um sinal de transito e uma placa identificadora da rua - fica sempre bem à autarquia!

---------------------------------------?---------------------------------------

As janelas e varandas servem para assegurar o arejamento e a iluminação do interior dos edifícios, até aqui todos estamos de acordo.

A sua função alarga-se para a ligação entre interior e exterior, permitindo utilizar esse rasgo nas paredes para observar o exterior, estender o olhar até à linha do horizonte ou até onde as barreiras exteriores permitirem, criando a ilusão, que estamos ligados ao meio envolvente, que fazemos parte de uma comunidade ou que estamos em comunhão com a natureza.

Parece-me que aceitar isto e compreender é pacífico.

Utilizá-las como canal de comunicação oral para o exterior, também será possível. Nem todos gostam de falar pela janela ou pela varanda… mas é aceitável.

Também ninguém tem dúvidas que são elementos arquitectónicos que imprimem características únicas nos edifícios onde se inserem, ajudando a definir estilos arquitectónicos.

Uma janela é muito mais que um vão, que um espaço vazio de parede… As padieiras, as ombreiras e os peitoris organizam-se numa geometria simples, mas podem assumir formas, volumes e texturas diversas, que imprimem quase um BI a cada janela. A inspiração do arquitecto combinada com a mestria do pedreiro, podem gerar uma obra de arte, que se convertem eventualmente num sinal da cultura de um povo.

Passeei por Miranda do Douro, dentro das muralhas medievais, do tempo de D. Dinis, ficando muito agradada pelo esforço desta comunidade em manter e conservar diversas edificações.

Dobrei uma esquina e vi o resultado de um assassinato arquitectónico e cultural – varanda de ângulo “moderninha”.

As varandas / janelas de ângulo que existem no nosso país são poucas, talvez menos que 50 exemplares. São elementos arquitectónicos utilizados durante o Manuelino e Renascimento, normalmente enquadrados em molduras em granito, com mais ou menos requinte, mas que os convertem em fenestrações muito especiais, de construção mais elaborada, permitindo a visualização para duas ruas em simultâneo e assumindo uma faceta estética única. Estes exemplares são pequenos pormenores, que reforçam a nossa identidade cultural e deverão encher de orgulho os seus proprietários.

Olhei a esquina e apeteceu-me chorar!

Outro exemplar, este, felizmente, ainda não "modernizado"


Sem comentários: