Em 1999, a UNESCO solicitou ao filósofo Edgar Morin - nascido na França, em 1921 e um dos maiores expoentes da cultura francesa no século XX - a sistematização de um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI.
Morin enunciou os sete principios indispensáveis:
Morin enunciou os sete principios indispensáveis:
- as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão;
- os princípios do conhecimento pertinente;
- ensinar a condição humana
;- ensinar a identidade terrena;
- enfrentar as incertezas;
- ensinar a compreensão;
- a ética do gênero humano,
Este principio são eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.
Edgar Morin tem o mérito de introduzir uma nova e criativa reflexão no contexto das discussões que estão sendo feitas sobre a educação para o Século XXI. Aborda temas fundamentais para a educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados à margem dos debates sobre a política educacional.
O pensamento de Edgar Morin levará à revisão das práticas pedagógicas da actualidade, tendo em vista a necessidade de situar a importância da educação na totalidade dos desafios e incertezas dos tempos actuais.
(cont.)
1 comentário:
Opto, pela ética do género humano.
Estás a ir por campos muito perigosos.
A vida, A sensatez. A lucidez. O mundo, quem os comanda...?
Se a ética fosse posta em prática haveria mais perfeição mundial nos seres humanos. Concordas...?
Deixa-me sonhar, POR FAVOR...
Sem sonhar "expludo" em pedaços de mim...
Com respeito, estima e consideração.
Beijinhos amigos.
Ignorado...sonhador...e...Professor...
pena
Enviar um comentário